TAI reduziu as dimensões do caça KAAN. À medida que o protótipo P1 do caça KAAN tomava forma, houve mudanças externas e internas no design seguindo as experiências do protótipo P0. O novo design é relativamente menor. Mas por quê?
O novo design é notavelmente um pouco menor, com comprimento e envergadura reduzidos. O primeiro protótipo do KAAN, o protótipo P0, que fez o voo inaugural em 2023, tem um comprimento de 21 m e uma envergadura de 14 m. A TAI publicou as novas especificações como 20,3 m e 13,4 m, respectivamente. A altura também foi reduzida de seis metros para 5 metros.
Como regra geral, o peso da aeronave é um parâmetro crítico fortemente afetado pelo tamanho. Assim, essa redução de tamanho também proporcionará uma queda no peso. Menor peso vazio é desejável para o desempenho em voo e abre espaço para maior potencial de crescimento.
O menor peso combinado com possíveis refinamentos aerodinâmicos e o futuro motor nativo é essencial para fornecer a capacidade de supercruise, que é importante para jatos de caça de quinta geração. As vantagens do supercruise de um ponto de vista operacional podem ser listadas como:
1 — Alcance rápido à zona de operação (Importante para missões de interceptação e ataque)
2 — Alcance de tiro estendido para mísseis ar-ar
3 — Maior alcance operacional
Do ponto de vista do potencial de crescimento, o roteiro de desenvolvimento do KAAN inclui vários blocos, cada um adicionando um novo recurso. Isso inclui IRST, Integrated RF System (BÜRFİS) com vários conjuntos de radar AESA na aeronave, DIRCM e MUM-T. Todos esses recursos exigem espaço extra não apenas em termos de volume, mas também de peso.
O novo protótipo do KAAN, P1, foi recentemente compartilhado em uma reunião de imprensa pelo Secretário da Indústria de Defesa Turca (SSB) Haluk Görgün. O protótipo na linha de produção tem uma estrutura que pode ser considerada menos volumosa. O segundo protótipo do Kaan, um caça de quinta geração da Turquia, foi revelado em janeiro de 2025, e ainda não fez seu roll-out.
Quando os estágios de protótipo de outras aeronaves de 5ª geração são inspecionados, paralelos podem ser traçados. O YF-22, o protótipo do F-22, sendo um exemplo próximo do KAAN, é similarmente maior em comparação ao design final com uma estrutura mais volumosa.
Ajustes ao longo dos estágios de protótipo podem ser descritos como uma soma de dados coletados de testes de voo anteriores e uma gama de mudanças testadas em ambientes virtuais ou reais. Assim, as especificações do P1 também devem ser consideradas sujeitas a mudanças porque o estágio de protótipo do KAAN inclui mais de dois protótipos.
@CAS