TAI KAAN realiza seu segundo voo. O caça KAAN da Turkish Aerospace Industries (TAI) alcançou recentemente um marco significativo, ao realizar o seu segundo voo em 6 de maio de 2024. Conforme a Agência Turca da Indústria de Defesa (SSB), a aeronave demonstrou métricas de desempenho louváveis durante seu voo de 14 minutos perto de Ancara.
Atingindo uma velocidade de 230 nós (426 km/h) e subindo a uma altitude de 10.000 pés (3.048 m), o KAAN replicou a velocidade de seu voo inicial enquanto a ultrapassava em altitude em 2.000 pés, apesar de estender a duração do voo em um minuto. O presidente do SSB, Haluk Görgün, elogiou a ocasião como “mais um dia crucial na história da aviação e da defesa turca”, destacando o sucesso contínuo do voo e enfatizando a importância dos dados recolhidos para uma análise mais aprofundada e preparação para voos subsequentes”.
O voo inaugural do KAAN ocorreu em 21 de fevereiro de 2024, após o início das atividades de produção em março de 2022. Os principais marcos em seu cronograma de desenvolvimento incluem atividades de partida do motor em fevereiro de 2023 e testes de táxi lento em março de 2023. Previsto para atingir uma velocidade máxima de cruzeiro de Mach 1,8, subir até um teto de 55.000 pés e sustentar forças G na faixa de +9/-3,5 g.
Projetado com recursos furtivos, (baixo RCS), ele possuir capacidade de voar em super cruzeiro e acomodar armamento internamente para mitigar seu perfil RCS. O protótipo KAAN depende atualmente de motores turbofan General Electric F110-GE-129 de origem norte-americana, cada um entregando um empuxo de 131,2 kN em modo de pós-combustão total. Protótipos futuros também estão programados para serem movidos por motores F110.
O TAI KAAN, também chamado de TF (“Lutador Turco”, anteriormente conhecido como TF-X) e MMU (Milli Muharip Uçak, turco para ‘Aeronave de Combate Nacional), é um caça furtivo, bimotor e de superioridade aérea para todas as condições climáticas em desenvolvimento fabricada pela Turkish Aerospace Industries (TAI) e pelo subcontratado BAE Systems.
O jato substituirá a aeronave F-16 Fighting Falcon da Força Aérea Turca e será vendido a governos estrangeiros. O Comitê Executivo da Indústria de Defesa da Turquia (SSIK) decidiu projetar, desenvolver e fabricar um caça nacional de superioridade aérea de próxima geração que substituiria a frota F-16 da Turquia e operaria com outros ativos críticos, como o F-35 Lightning II. Em 2011, a subsecretária das Indústrias de Defesa (SSM) da Turquia assinou um acordo com a TAI para o desenvolvimento conceptual de capacidades básicas. A aeronave foi oficialmente nomeada KAAN em 1º de maio de 2023
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