TAI instala sistema antimísseis no A400M. A empresa Turkish Aerospace Industries (TAI) anunciou neste mês de novembro que construiu e integrou um sistema direcional de contra-medidas infravermelha ou Directional Infrared Countermeasure (DIRCM) para a aeronave transporte pesado Airbus A400M.
Em seu comunicado a TAI afirma que o “A400M agora está mais seguro”, informando ainda que o DIRCM foi integrado ao A400M (MSN 105) matrícula 54+35 da Luftwaffe, que ainda não foi entregue ao operador. Existe a expectativa de que toda frota de A400M gradualmente receba o sistema.
“O novo sistema detectará e destruirá mísseis por meio de uma unidade de alerta de mísseis e um sistema de defesa aérea portátil voltado para a aeronave A400M”, observa TAI. “Com a integração do sistema DIRCM, a aeronave ganha uma capacidade que permitirá a detecção de 360 graus de múltiplos mísseis.”
A TAI tem uma participação de 7% no consórcio A400M, formado pelos países membros Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Espanha, Turquia, Grã-Bretanha e Malásia. Outras empresas envolvidas no avião são a britânica BAE Systems, a alemã EADS e a belga Flabel. O DIRCM é a primeira contribuição do TAI para o programa de design e construção.
TAI está produzindo atualmente 405 peças e subconjuntos para o programa DIRCM. Além disto produz a fuselagem central dianteira, cone da cauda e painel superior traseiro da fuselagem, flaps/spoilers, portas das saídas de emergência, os sistemas de iluminação, o design principal e os suprimentos dos sistemas de resíduos/água potável, bem como a gestão/suporte da linha de montagem final e a cablagem da fuselagem, excluindo os sistemas de iluminação interior e exterior da cabina. A TAI fabricou e entregou peças para 135 aeronaves para a Airbus Defense and Space. O programa total inclui 176 aeronaves A400M.
@CAS