

TAI inicia entregas do HÜRKUŞ-II atualizado em 2025. Desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI), o avião de treinamento básico HÜRKUŞ-II deverá se juntar à Força Aérea Turca (TuAF) em 2025 com um lote inicial de 15 aviões. As entregas dos outros 40 aviões, estão planejadas para serem concluídas até 2027.
Esta nova variante incorpora melhorias significativas em relação ao seu antecessor, o HÜRKUŞ-B, incluindo redução de peso estrutural, maior agilidade e uma maior taxa de localização por meio da ampla indigenização de subsistemas.

Essas atualizações completas aparecerão inicialmente nas 15 aeronaves programadas para entrega em breve à Força Aérea Turca. O HÜRKUŞ-II visa beneficiar o sistema de treinamento de pilotos da Turquia, fortalecendo a autossuficiência do país em aviação militar e sistemas modernos, além de apresentar fortes qualidades de desempenho e menor impacto logístico.
Ao incorporar tecnologia moderna e conhecimento adquirido durante o desenvolvimento do Hürkuş-B, o Hürkuş-II se distingue por uma fuselagem mais leve e ágil.
As melhorias no design contribuem para a redução do arrasto, otimização do desempenho do motor e manutenção mais fácil. Novos componentes, como a carenagem, luzes integradas nas pontas das asas, barbatana dorsal, entrada de ar e geometria do escapamento, aumentam significativamente a eficiência aerodinâmica.
Descrito como “a aeronave mais ágil de sua classe”, o HÜRKUŞ-II oferece taxas de rolagem, velocidade máxima e desempenho G superiores aos de seus concorrentes. Sua Interface Homem-Máquina (IHM) aprimorada e o design moderno da cabine melhoram a usabilidade do piloto e a consciência situacional, enquanto um canopi de grande angular proporciona visibilidade aprimorada.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS