

TAI apresenta dois novos protótipos do KAAN. O programa KAAN entra em uma nova fase com os protótipos P1 e P2, sucessores do protótipo P0, utilizado no voo inaugural realizado há cerca de dois anos. As novas aeronaves foram apresentadas pela TAI, durante a visita do Secretário das Indústrias de Defesa, Haluk Görgün.
Os novos protótipos do KAAN apresentam algumas mudanças para se adequarem ao cronograma de testes de alta intensidade, principalmente para os testes de furtividades em comparação com o P0, em termos de estrutura e recursos.
Em primeiro lugar, a fuselagem parece ter sofrido algumas alterações para aumentar o volume útil dos sistemas de bordo, como uma seção central alargada e uma seção frontal remodelada. Sabe-se que os novos protótipos do KAAN serão um metro mais curtos, com cerca de 20 metros, em comparação com ao primeiro (P0). Em segundo lugar, observa-se uma nova posição para o trem de pouso, que aumenta significativamente a área útil na seção central inferior. Isso é importante para proporcionar o máximo de volume possível para os compartimentos internos de armas.
Alterações no projeto da entrada de ar são visíveis, com os dutos em forma de S em seu interior, serão importantes tanto para o voo supersônico quanto para as características de baixa assinatura radar.
Além disso, algumas integrações de sensores podem ocorrer nos novos protótipos, como sugere o fato do radome se assemelhar mais a um radome funcional com faixas de proteção contra raios e menos a uma maquete. Vale ressaltar que essas não são as únicas mudanças na fase de protótipo, já que os modelos P4 a P6 devem receber melhorias adicionais, principalmente em termos de aerodinâmica.
Os protótipos P1 a P3 passarão por um cronograma de testes de voo altamente ativo com testes de alta complexidade para avaliar o desempenho. Isso provavelmente inclui testes em grandes altitudes e velocidades supersônicas, bem como altas forças G.
Também serão realizados testes em solo, como testes estruturais estáticos e testes de descarga atmosférica, estes últimos a serem realizados em cooperação com a Hızal Elektroerozyon, especializada em sistemas de energia pulsada.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS