• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

TAI apresenta dois novos protótipos do KAAN

20 de fevereiro de 2026
TAI apresenta dois novos protótipos do KAAN. Foto: KAAN.
TAI apresenta dois novos protótipos do KAAN. Foto: KAAN.

TAI apresenta dois novos protótipos do KAAN. O programa KAAN entra em uma nova fase com os protótipos P1 e P2, sucessores do protótipo P0, utilizado no voo inaugural realizado há cerca de dois anos. As novas aeronaves foram apresentadas pela TAI, durante a visita do Secretário das Indústrias de Defesa, Haluk Görgün.

Os novos protótipos do KAAN apresentam algumas mudanças ​​para se adequarem ao cronograma de testes de alta intensidade, principalmente para os testes de furtividades em comparação com o P0, em termos de estrutura e recursos.

Vídeo TAI.

Em primeiro lugar, a fuselagem parece ter sofrido algumas alterações para aumentar o volume útil dos sistemas de bordo, como uma seção central alargada e uma seção frontal remodelada. Sabe-se que os novos protótipos do KAAN serão um metro mais curtos, com cerca de 20 metros, em comparação com ao primeiro (P0). Em segundo lugar, observa-se uma nova posição para o trem de pouso, que aumenta significativamente a área útil na seção central inferior. Isso é importante para proporcionar o máximo de volume possível para os compartimentos internos de armas.

Alterações no projeto da entrada de ar são visíveis, com os dutos em forma de S em seu interior, serão importantes tanto para o voo supersônico quanto para as características de baixa assinatura radar.

Além disso, algumas integrações de sensores podem ocorrer nos novos protótipos, como sugere o fato do radome se assemelhar mais a um radome funcional com faixas de proteção contra raios e menos a uma maquete. Vale ressaltar que essas não são as únicas mudanças na fase de protótipo, já que os modelos P4 a P6 devem receber melhorias adicionais, principalmente em termos de aerodinâmica.

Os protótipos P1 a P3 passarão por um cronograma de testes de voo altamente ativo com testes de alta complexidade para avaliar o desempenho. Isso provavelmente inclui testes em grandes altitudes e velocidades supersônicas, bem como altas forças G.

Também serão realizados testes em solo, como testes estruturais estáticos e testes de descarga atmosférica, estes últimos a serem realizados em cooperação com a Hızal Elektroerozyon, especializada em sistemas de energia pulsada.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login