Tablet solto na cabine causou a queda de um CH-47D Chinook. Em 21 de julho de 2022, um Boeing CH-47D Chinook da Rotak Helicopter Services caiu enquanto realizava missões de combate a incêndios florestais nas proximidades do Rio Salmón, em Idaho, nos Estados Unidos. Os dois tripulantes a bordo morreram no acidente.
Imagens gravadas por testemunhas mostram o momento que o CH-47D, matrícula civil N388RA, tinha acabado de abastecer seu bambi bucket (“balde com água”), quando entrou em um giro descontrolado até cair no rio. Os bombeiros próximos ao local efetuaram os primeiros socorros aos dois pilotos do helicóptero, mas infelizmente eles perderam a vida devido aos ferimentos sofridos no impacto.
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB) ainda não divulgou o relatório final sobre o acidente. No entanto, um documento publico recentemente disponibilizado, detalha como os investigadores estabeleceram a origem do acidente, incluindo os testes de voo realizados com o iPad da tripulação que foi recuperado do rio com três marcas distintas e uma curva de a parte de trás.
O dispositivo da Apple era usado como EFB (Electronic Flight Bag) pelos pilotos e se soltou durante a operação, vindo a se alojar entre os pedais de controle de voo, impossibilitando a correta pilotagem do helicóptero.
Para as avaliações, os investigadores usaram um Chinook similar, com a mesma configuração de cabine, inclusive utilizando o iPad recuperado do acidente. Naquele dia, o piloto estava no assento da esquerda e o copiloto à direita, o que normalmente é o contrário nos helicópteros.
Os investigadores empurraram o pedal esquerdo do helicóptero para a posição totalmente avançada e, uma vez lá, colocaram o iPad (recuperado no acidente) entre o pedal e a fuselagem, onde os pés descansam quando os pedais não estão em uso. Ao pressionar o pedal oposto (direito), o dispositivo girou impossibilitando o retorno do pedal esquerdo à sua posição neutra.
Uma vez o pedal travado pelo IPad, os investigadores concluíram que o co-piloto, amarrado no assento pelo cinto de segurança, não seria capaz de pegá-lo, pois seu capacete bateria no painel de instrumentos. Esta situação levou o helicóptero, voando lento, baixo e transportando o bambi bucket entrar em um giro descontrolado até colidir contra o solo.
O NTSB recomenda atenção aos tripulantes quanto a equipamentos soltos pela cabine e, muito possivelmente, serão implementadas maneiras e itens de segurança para evitar que eventos desse tipo tirem a vida de mais pessoas.
@FFO