T-27M: FAB busca itens para modernizar seus Tucanos. A Comissão Brasileira de Aeronáutica em Washington (“BACW”) lançou hoje (22/07) uma licitação internacional para a aquisição itens na forma de “kits” para a modernização de sua frota de Embraer T-27 Tucano, que hoje servem exclusivamente no 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA) da Academia da Força Aérea (AFA). A compra destes itens é o passo seguinte do processo iniciado pelo Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) e a empresa Albatross para atualizar a aviônica do T-27.
Segundo os dados da licitação, o objetivo é a aquisição de 42 kits, justamente para elevar 42 células de T-27 em T-27M. Segundo dados da FAB no ato da apresentação do T-27M, a expectativa inicial era modernizar todos os 42 T-27 até dezembro de 2022, com a entrega dos primeiros T-27M de série no primeiro semestre de 2021. Porém o projeto sofreu com atrasos, e com a licitação só sendo disparada agora, estas datas devem de prorrogadas.
O protótipo do T-27M – FAB 1446 (c/n 312424) – o penúltimo Tucano entregue à FAB, foi modificado pelo PAMA-LS – unidade que gerencia o projeto T-27 na FAB, realizando seu primeiro voo em 23 de outubro de 2020. De lá para cá vem sendo ensaiado pelo Instituto de Pesquisa e Ensaio em Voo (IPEV). O T-27M foi oficialmente apresentado em 6 de outubro de 2020 no PAMA-LS.
A modernização é realizada pela empresa Albatross, em parceria com a FAB, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), em Minas Gerais. As modificações estão basicamente na atualização do cockpit, com a instalação de telas LCD e aviônicos modernos, adequados às novas regras do tráfego aéreo, como os procedimentos RNAV (Area Navigation – Navegação de Área) e RNP (Required Navigation Performance – Performance de Navegação Requerida), além de suprir as novas demandas ne formação de pilotos e reduzir as obsolescências logísticas existentes. Em paralelo à modernização das aeronaves, são desenvolvidos também sistemas de simulação para que esses auxílios à instrução reflitam fielmente a nova configuração, o que irá colaborar para uma formação mais moderna e eficiente.
Leia abaixo o estrato do processo de licitação publicado em 22 de julho de 2021 pela BACW:
O Chefe da Comissão Brasileira de Aeronáutica em Washington (“BACW”), desde já notifica, a quem possa interessar, que o CENTRO ESPECÍFICO DE AQUISIÇÃO, localizado na Estrada do Galeão, n. 3300 – Ilha do Governador 21941-352 – Rio de Janeiro, RJ – Brasil, deverá realizar licitação internacional do tipo Preço Mais Baixo, para aquisição de 42 kits de equipamentos necessários à atualização tecnológica dos sistemas aviônicos e de navegação do T-27 Aeronave TUCANO (EMB-312), conforme Edital. O processo online será no dia 30 de julho de 2021 às 9h00 (horário de Brasília) no site www.comprasgovernamentais.gov.br. O Edital de Licitação e quaisquer informações adicionais a esta Licitação podem ser obtidos no CENTRO ESPECÍFICO DE AQUISIÇÕES, no e-mail licitacoes.cae@fab.mil.br
https://www2.fab.mil.br/cabw/index.php/en/ultimas-noticias/437-international-bid-n-174-cae-2021
@CAS