Surto de Covid-19 em Xangai atrasa o lançamento do 3º porta-aviões chinês. Um dia antes de celebrar o seu 73º aniversário de fundação, a Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAN) divulgou um pequeno vídeo alusivo à sua frota de porta-aviões. O esquete lançado hoje (22/04), fornece uma dica muito óbvia de que o terceiro porta-aviões do país será revelado em breve.
Produzido em conjunto pelo Escritório de Publicidade Política da Marinha e pelo PLA News Broadcasting Center, o vídeo promocional é o primeiro de seu tipo, pois apresenta o programa de porta-aviões da China, incluindo o desenvolvimento do primeiro, Liaoning e o segundo, o Shandong, além do caça naval J-15.
O vídeo apresenta um oficial da PLAAN conversando por telefone com sua mãe, que o incitou a ter um terceiro filho. O militar respondeu à ela: “Esse é o plano, mãe”. Enquanto o telefonema continua, a câmera se move mostrando quadros do Liaoning e do Shandong, e um espaço para um terceiro quadro, em uma clara alusão ao Type 003.
Especula-se que o novo porta-aviões receberá o nome da província de Jiangsu, no leste da China.
A notícia do lançamento do terceiro porta-aviões chinês já havia sido publicada na mídia internacional, inclusive salientando que a apresentação seria no sábado (23/04), durante a cerimônia dos 73 anos da PLAAN. Entretanto, inesperadamente o evento teria sido adiado por conta do ressurgimento do COVID-19 em Xangai, local onde o Type 003 está sendo construído.
A indústria naval da China agora tem experiências com a construção de dois porta-aviões, em particular o Shandong, que permitiu ao país obter experiências muito importantes para a construção do terceiro porta-aviões. A informação é de Song Zhongping, especialista militar chinês e comentarista de TV. Falando ao Global Times, Song disse que o tempo médio para a construção de um porta-aviões é de três a quatro anos.
A construção do terceiro porta-aviões foi confirmada pela primeira vez em novembro de 2018, através de um relatório oficial. A agência de notícias Xinhua informou na época que um novo tipo de porta-aviões estava em construção. Desde então surgiram alguns detalhes sobre a nova embarcação, que deverá apresentar uma série de novas tecnologias, como catapultas eletromagnéticas. Esta série de novidades tecnológicas embarcadas no Type 003, poderia explicar um tempo mais estendido para sua construção. “Acho que pode ser lançado no segundo semestre de 2022”, disse Song.
Fonte: Global Times
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO