Supersônico turco TAI Hürjet tem motor acionado pela primeira vez. A Turkish Aerospace Industries (TAI) deu mais um significativo passo no desenvolvimento do “Hürjet”, seu jato supersônico de treinamento e ataque leve. Na quinta-feira (02/02) ocorreu o primeiro acionamento do motor General Electric F404-GE-102, que equipa o Hürjet, cujo voo inaugural está programado para o próximo dia 18 de março.
Iniciado em 2017, o Projeto Hürjet atenderá as necessidades do programa Jet Evolution da Força Aérea da Turquia (TUAF), que visa substituir cerca de 70 treinadores envelhecidos Northrop T-38A(M) Talon.
A empresa brasileira Akaer, especializada em alta tecnologia para o mercado aeronáutico, participa do desenvolvimento do programa TAI Hürjet, fornecendo dados de engenharia e cálculos de precisão das seções central e traseira da fuselagem do jato.
O Projeto Hürjet prevê a construção de três protótipos, sendo dois para o programa de avaliações em voo, e uma célula para testes estáticos em solo. Paralelamente a produção da primeira aeronave, a TAI trabalha no desenvolvimento do sistemas e equipamentos que equiparão o seu mais novo avião.
O supersônico Hürjet terá 9,8 metros de envergadura e 13 metros de comprimento. Foi projetado para alcançar velocidades Mach 1.4, voar em um teto de serviço de aproximadamente 46 mil pés (14 km), alcance de 2.600 km (1.400 milhas náuticas). Será equipado com Head-Up Display (HUD), Helmet Mounted Display (HMD), Full Authority/Digital Controlled Flight System e capacidade de ser reabastecido em voo. Sua capacidade de carga útil será de aproximadamente 2.700 kg, com sete estações para transporte de armas, sendo três sob cada asa e uma sob a fuselagem.
Espera-se que os primeiros Hürjets sejam entregues para a Força Aérea Turca até 2025, e que a TAI produza duas unidades por mês durante o período de produção em série.
@FFO