Super Tucanos filipinos finalmente transferidos para a sua nova base. Na última quarta-feira (20/10), os novos Embraer A-29B “Super Tucano” da Força Aérea das Filipinas (PhAF) foram oficialmente transferidos para a sua nova casa, na Base Aérea Major Danilo Atienza (MDAAB), em Sangley Point, cidade de Cavite. As aeronaves chegaram ao país há pouco mais de um ano, e até agora estavam voando provisoriamente na Base Aérea de Clark.
A esquadrilha com cinco A-29B, liderada pelo Maj. Jonathan C. Barawed, Comandante do 16th Fighter Squadron – “Eagles”, após decolar da Base Aérea de Clark, realizou uma passagem baixa em formação, antes de prosseguir para MDAAB, onde após o pouso foram recebidas pelo tradicional “water salute” dos bombeiros do aeródromo. Em seguida, foi realizada uma cerimônia, onde os Super Tucanos foram abençoados pelo Maj. Edison M. Lotilla, CHS, Capelão da Unidade, com posterior banho de champanhe.
“Este evento muito significativo culmina após anos de trabalho árduo e a realização de um sonho para o 15th Strike Wing, ao adquirir uma plataforma de asa fixa moderna e mais capaz, que continuará a permitir que a PhAF forneça o poder de fogo muito necessário contra todas as formas de inimigos que pretendem distorcer a paz em nosso país”, disse o General Aristotle D. Gonzalez, Comandante da 15th Strike Wing.
Quatro aeronaves chegaram ao país em 19 de setembro do ano passado, enquanto as duas restantes chegaram em 1º de outubro de 2020. Confira aqui a cobertura realizada pela RFA sobre o ferry flight dos Super Tucanos desde o Brasil até as Filipinas, numa rota que passou pelas Ilhas Canárias, Portugal, Malta, Egito, Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Índia, Tailândia e Vietnã.
De acordo coma a agência Philippine News Agency (PNA), uma das aeronaves passa por reparos após sofrer um incidente no último mês de julho. O fato aconteceu em 09/07, na Base Aérea de Clark, durante um voo de instrução comandado por um piloto-instrutor brasileiro da Embraer, tendo como observador o Comandante da 15th Strike Wing da PhAF.
As aeronaves A-29B estavam programadas para serem entregues no final de julho do ano passado, mas as restrições de viagens impostas pela pandemia COVID-19 atrasou os cronogramas de entrega.
Fonte: Philippine News Agency
@FFO