Super Tucanos do Turcomenistão ainda em voo de translado. Em dezembro do ano passado, surgiram as primeiras imagens dos dois Embraer 314 Super Tucano adquiridos pela Força Aérea do Turcomenistão.
Em 09 de dezembro de 2020, as aeronaves PT-ZHI (c/n 31400270) e PT-ZHJ (c/n 31400271), foram vistas em São José dos Campos (SP) iniciando o voo de entrega para o novo operador. Dois dias depois, eles entraram no trecho oceânico do traslado entre Recife (PE) e Fernando de Noronha (PE), sendo apoiados pelo SC-105 Persuader, FAB 6552, do 2º/10º GAV Esquadrão Pelicano.
No último dia 28 de maio, mais de cinco meses depois de iniciarem o voo de entrega, a dupla de Super Tucanos turcomenos foi vista em escala técnica no Aeroporto de Luqa, Malta (IATA: MLA / ICAO: LMML). As aeronaves foram fotografadas ainda ostentando os registros civis brasileiros, e marcas militares cobertas, da mesma forma que deixaram o Brasil. O autor das imagens, Shaun Psaila, identificou as futuras matrículas “01 Blue” (PT-ZHI) e “02 Blue” (PT-ZHJ).
Coincidentemente, no mesmo dia 28 de maio, foi visto no Aeroporto de Venegono, Itália, o primeiro jato Leonardo M-346FA (Fighter Attack) para a Força Aérea do Turcomenistão (TAF).
Apesar das informações escassas, a Força Aérea do Turcomenistão tem uma frota baseada em aeronaves herdadas da extinta União Soviética, da qual o país foi desmembrado. A aviação de combate está baseada em aeronaves de caça e ataque Su-25 e Mig-29, porém a situação operacional e a quantidade são desconhecidas no ocidente. Além dessas, teria em sua frota de aeronaves de treinamento L-39, helicópteros Mi-8, Mi-17, Mi-24 e um AW101 para transporte VIP, além das aeronaves de transporte An-24, An-26 e An-74.
@FFO