Super Tucanos da Nigéria ultrapassam 10 mil horas de voo. A frota de doze Embraer A-29 Super Tucano da Força Aérea da Nigéria (NAF) recentemente ultrapassou 10 mil horas de voo. Para celebrar a importante marca, um evento foi realizado no dia 15/08 na Base Aérea de Kainji, estado do Níger.
O fato foi celebrado pelos Oficiais Generais da NAF presentes ao evento, ressaltando que as 10.000 horas foram registradas em apenas três anos de operações dos Super Tucanos no país. Esse número representa uma média diária de aproximadamente 9 horas de voo (ou 270 horas mensais), sem interrupção e sem nenhum registro de incidente grave. Lembrando que o primeiro lote de primeiras aeronaves chegou ao país em julho de 2021.
Importante salientar que a Força Aérea Nigeriana emprega ativamente os seus os A-29 Super Tucanos em missões reais de combate aos grupos terroristas extremistas do ISIS-África Ocidental e do Boko Haram que atuam no norte do país.
Em novembro de 2018, a Sierra Nevada Corporation e a Embraer Defense & Security receberam uma encomenda de 12 aeronaves de ataque leve A-29B Super Tucano para Força Aérea da Nigéria. O contrato inclui dispositivos de treinamento, sistemas de planejamento de missões, peças de reposição, equipamentos de apoio no solo e suporte logístico.
Matriculados de NAF 845 à NAF 854, os doze A-29B Super Tucanos da NAF são operados pelo Grupo de Treinamento e Combate 407, sediado em Kainji. As aeronaves ostentam dois padrões de camuflagens distintos, sendo metade deles em tons de “areia” e o restante em tons de “verde” (saiba mais aqui).
@FFO