Super Tucanos da Força Aérea Equatoriana interceptam avião com drogas. A Força Aérea Equatoriana (FAE), em conjunto com autoridades do país, localizaram e interditaram uma aeronave destinada ao transporte de drogas, em um pista de pouso clandestina. O Cessna, aparentemente um modelo 210RG, com matrícula falsa N1997D, foi preso localidade de Chanduy, província de Santa Elena, sudoeste do país.
Na noite de sábado (23/04), os radares do sistema de vigilância e controle do espaço aéreo da FAE detectaram o avião em voo não identificado e sem contato rádio. Imediatamente dois caças EMB-314 Super Tucano foram acionados em missão da Força de Reação Imediata (FRI).
Com base nas coordenadas fornecidas pela Defesa Aérea Equatoriana, os EMB-314 localizaram o Cessna 210 na pista de pouso de aproximadamente 500 metros, iluminada com tonéis com fogo para pouso noturno. No momento da chegada das aeronaves da FAE, o monomotor estava sendo preparado para o abastecimento e carregamento. A visualização da “narco avioneta” foi possível através da utilização dos sensores eletro-ópticos dos Super Tucanos.
Durante algumas horas os caças e o helicóptero H145 da FAE permaneceram guarnecendo o local, enquanto as forças de segurança se aproximavam por via terrestre. Foram apreendidos mais de 200 pacotes de cocaína, que somaram mais de 220 kg da droga, além de armas e combustível, um veículo e US$ 18 mil em espécie. Os traficantes trocaram tiros com os policiais e conseguiram fugir do local.
A FAE possui uma frota de 17 caças EMB-314 Super Tucanos, distribuídos no Esquadrão de Combate 2313 “Halcones”, da Ala de Combate Nº 23, sediado na Base Aérea de Eloy Alfaro-Manta; e no Esquadrão 2311 “Dragones”, da Ala Nº 31, Base Aérea de Lago Agrio.
@FFO