Super Tucano da USAF com camuflagem retro. Em entre 21 e 23 de fevereiro, o A-29B Super Tucano da USAF, matrícula AF 20-2102, foi fotografado no Aeroporto Centennial (APA/KAPA), região de Denver, Colorado, ostentando uma bela camuflagem que remete a Segunda Guerra Mundial.
Como dito anteriormente, a camuflagem “retrô” remete à Segunda Guerra Mundial, com as tradicionais listras do Air Command, onde cada faixa tem um significado. Pintadas em branco, as faixas tem a finalidade de identificar facilmente os aviões das Forças Aéreas Aliadas, principalmente os B-25s, C-47s P-47s e P-51s pilotados por aviadores americanos que apoiavam as forças especiais Chindits da Índia britânica, que combateram na Campanha da Birmânia entre 1943 e 1944.
Cada faixa representa as cinco seções operacionais do Projeto 9 e, eventualmente, a 5318th Provisional Air Unit, ancestral da atual 1st Special Operations Wing. As cinco seções são: Caças (P-51 Mustang e P-47 Thunderbolt), Bombardeiros (B-25 Mitchell), Transporte (C-47 Skytrain, UC-64 Norseman) e Planadores (CG-4 Adriano).
A pintura em olive drab e neutral gray do A-29B remete ao usada pelos P-51A/B do 1st Air Command Group na Segunda Grande Guerra.
O Super Tucano “retro” avistado no Aeroporto Centennial é o segundo de um lote de três aeronaves encomendadas pela USAF. O primeiro (AF 20-2101) foi fotografado no no Aeroporto Centennial em janeiro. Espera-se que esses A-29B sejam operados pelo 6th Special Operations Squadron da Air Force Special Operations Command (AFSOC), em Duke Field, Flórida.
@FFO/CAS