Pelo menos um Embraer/SNC A-29B Super Tucano da Força Aérea da Nigéria (NAF), está com um novo esquema de camuflagem padrão “jungle” em verde e areia. As imagens foram feitas na Base Aérea da USAF de Moody, Geórgia, sede do 81st Fighter Squadron, onde estão sendo treinados os pilotos e técnicos nigerianos.
Em dezembro do ano passado, pelo menos cinco Super Tucanos nigerianos (19-2033, 19-2034, 19-2035, 19-2037 e 19-2038) foram vistos voando em Moody AFB, todos com camuflagem no padrão “areia” em tons de bege.
Em 2017 o Governo dos EUA aprovou a venda de 12 Super Tucano para a Nigéria, através do programa de Venda Militar para Nações Aliadas (FMS). O pacote também inclui o treinamento dos pilotos, peças de reposição, equipamentos, apoio de solo, hangares e demais instalações que fazem parte da infraestrutura necessária para dar suporte ao programa.
A NAF usará os A-29B em missões de patrulha e combate ao tráfico ilícito e, principalmente, aos grupos terroristas do Boko Haram e do ISIS na África Ocidental. A Nigéria é um parceiro estratégico dos EUA na região, na luta contra organizações terroristas.
O primeiro lote de A-29B será entregue para a Nigéria neste ano de 2021. As novas aeronaves ficarão sediadas na Base Aérea de Kainji, que recebeu melhorias e adequações para operar os Super Tucanos. Com ajuda do Governo americano, a BA de Kainji recebeu um pátio “quente” para manuseio de munições nas aeronaves, novas cercas de segurança do perímetro, local para armazenamento de munições e armas pequenas, um edifício para simulador e treinamentos, recuperação da iluminação do aeródromo e várias melhorias no pátio de manobras, estacionamento, hangar e pontos de acesso. A base aérea está localizada próximo da cidade de New Bussa, e a origem do seu nome é o Lago Kainji, situado nas proximidades.
@FFO