• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Super Tucano da Nigéria com novo padrão de camuflagem

9 de março de 2021
Um A-29B Super Tucano da Nigéria com padrão atualizado de camuflagem (Foto: Moody AFB).

Pelo menos um Embraer/SNC A-29B Super Tucano da Força Aérea da Nigéria (NAF), está com um novo esquema de camuflagem padrão “jungle” em verde e areia. As imagens foram feitas na Base Aérea da USAF de Moody, Geórgia, sede do 81st Fighter Squadron, onde estão sendo treinados os pilotos e técnicos nigerianos.

Em dezembro do ano passado, pelo menos cinco Super Tucanos nigerianos (19-2033, 19-2034, 19-2035, 19-2037 e 19-2038) foram vistos voando em Moody AFB, todos com camuflagem no padrão “areia” em tons de bege.

Em 2017 o Governo dos EUA aprovou a venda de 12 Super Tucano para a Nigéria, através do programa de Venda Militar para Nações Aliadas (FMS). O pacote também inclui o treinamento dos pilotos, peças de reposição, equipamentos, apoio de solo, hangares e demais instalações que fazem parte da infraestrutura necessária para dar suporte ao programa.

Os primeiros A-29B nigerianos chegaram em Moody AFB no padrão de camuflagem “areia” (Fotos: Moody AFB).

A NAF usará os A-29B em missões de patrulha e combate ao tráfico ilícito e, principalmente,  aos grupos terroristas do Boko Haram e do ISIS na África Ocidental. A Nigéria é um parceiro estratégico dos EUA na região, na luta contra organizações terroristas.

O primeiro lote de A-29B será entregue para a Nigéria neste ano de 2021. As novas aeronaves ficarão sediadas na Base Aérea de Kainji, que recebeu melhorias e adequações para operar os Super Tucanos. Com ajuda do Governo americano, a BA de Kainji recebeu um pátio “quente” para manuseio de munições nas aeronaves, novas cercas de segurança do perímetro, local para armazenamento de munições e armas pequenas, um edifício para simulador e treinamentos, recuperação da iluminação do aeródromo e várias melhorias no pátio de manobras, estacionamento, hangar e pontos de acesso. A base aérea está localizada próximo da cidade de New Bussa, e a origem do seu nome é o Lago Kainji, situado nas proximidades.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login