A Boeing e a USN recentemente qualificaram o F/A-18 Super Hornet para decolagens a partir do sistema de lançamento via Ski-jump, que consiste em lançar a aeronave de um porta-aviões fazendo uma decolagem livre e curta através de uma “rampa de esqui”.
As demonstrações, realizadas na Naval Air Station Patuxent River, Maryland, mostraram que o Super Hornet se sairia bem com o sistema de decolagem curta, com recuperação por gancho e cabo (STOBAR – Short Takeoff but Arrested Recovery). da Marinha indiana e validou estudos de simulação anteriores da Boeing.
“O primeiro lançamento seguro e bem-sucedido do F/A-18 Super Hornet de uma sky-jump inicia o processo de validação para operar de forma eficaz a partir de porta-aviões da Marinha indiana. O F / A-18 Block III Super Hornet não só fornecerá capacidade superior de combate à Marinha da Índia, mas também criará oportunidades de cooperação na aviação naval entre os Estados Unidos e a Índia”, disse Ankur Kanaglekar, líder de vendas de caças da Boeing na Índia.
A Marinha indiana está avaliando suas opções para a aquisição de um novo caça embarcado o qual o Super hornet é um dos candidatos. Veja abaixo o vídeo divulgado pela Boeing no dia de hoje mostrando um dos testes de lançamento de um F/A-18E via ski-jump.
⛷ #SuperHornet hits the slopes!
Watch as an F/A-18 takes off from a ski-jump ramp, demonstrating the ability to operate effectively from @indiannavy aircraft carriers.
Originally tweeted by Boeing Defense (@BoeingDefense) on 21 de December de 2020.
@CAS