• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Super Bowl LX terá sobrevoos de bombardeiros B-1, caças F-15C, F-35C, F/A-18E e muito mais

6 de fevereiro de 2026
Super Bowl LX terá sobrevoos de bombardeiros B-1 e caças F-15C, F-35C e F/A-18E. Foto: Departamento de Guerra dos EUA.
Super Bowl LX terá sobrevoos de bombardeiros B-1, caças F-15C, F-35C, F/A-18E e muito mais. Foto: Departamento de Guerra dos EUA.

Super Bowl LX terá sobrevoos de bombardeiros B-1, caças F-15C, F-35C, F/A-18E e muito mais. No próximo dia 08 de fevereiro, o Levi’s Stadium, em Santa Clara, na Califórnia, será o palco do Super Bowl LX, a final do campeonato de futebol americano de 2026. Este é considerado um dos maiores espetáculos esportivos do mundo, assistido por bilhões de pessoas em todo o planeta.

"Seahawks" e "Patriots" disputarão o Super Bowl LX. Foto: NFL.
“Seahawks” e “Patriots” disputarão o Super Bowl LX. Foto: NFL.

Nesta 60ª edição do Super Bowl, as franquias Seatle “Seahawks” e New England “Patriots” disputarão o cobiçado troféu da National Football League (NFL). Além disso, neste ano de 2026 os Estados Unidos celebram seus 250 anos e o Super Bowl LX dará o “pontapé” inicial para as comemorações.

Levi's Stadium, em Santa Clara, será o palco do Super Bowl LX, no domingo (08/02)  às 20h30 (horário de Brasília). Foto: NFL.
Levi’s Stadium, em Santa Clara, será o palco do Super Bowl LX, no domingo (08/02) às 20h30 (horário de Brasília). Foto: NFL.

As Forças Armadas dos EUA, instituições muito valorizadas pela sociedade americana, estão sempre presentes nos grandes eventos. O Super Bowl é uma tradição a contar com a participação de militares, seja no desfile no campo do jogo, carregando bandeiras históricas do país na abertura do evento, seja no ar, com o sobrevoos de aeronaves de combate.

Guarda de honra do US Army durante o Super Bowl de 2016. Foto: US Army.
Guarda de honra do US Army durante o Super Bowl de 2016. Foto: US Army.

A festa

Deverão passar sobre o Levi’s Stadium, dois bombardeiros B-1 Lancer e dois caças F-15C Eagle da USAF, além de dois caças F/A-18E Super Hornets e dois F-35C Lightning II da US Navy. Os B-1 decolarão de Ellsworth, na Dakota do Sul, os F-15 Eagle da Base Aérea da Guarda Nacional de Fresno, na Califórnia, enquanto os F/A-18E e F-35C da US Navy sairão da Estação Aeronaval de Lemoore, na Califórnia.

Bombardeiros B-1 Lancer decolarão de Ellsworth, na Dakota do Sul. Fotos: Departamento de Guerra.
Bombardeiros B-1 Lancer decolarão de Ellsworth, na Dakota do Sul. Fotos: Departamento de Guerra.

“No campo de jogo, uma Guarda de Honra Conjunta das Forças Armadas do Distrito Militar de Washington prestará honras militares durante a execução do hino nacional. Esta prestigiosa equipe interserviços da região da capital, que reúne membros da Marinha, Força Aérea, Exército, Corpo de Fuzileiros Navais, Guarda Costeira e Força Espacial, proporciona precisão cerimonial incomparável e representação nacional”, informou a USAF em comunicado.

Os F-15C Eagle da USAF sairão da Base Aérea da Guarda Nacional de Fresno, na Califórnia. Fotos: Departamento de Guerra.

Antes do jogo, as Forças Armadas Americanas realizam inúmera ações de integração com a comunidade, incluindo exposições públicas de aeronaves, demonstrações de busca e salvamento e, inclusive, voos no assento traseiro de caças F/A-18F para líderes comunitários, afirmou a USAF.

Os caças F/A-18E Super Hornets e F-35C Lightning II da US Navy partirão da Estação Aeronaval de Lemoore, na Califórnia. Fotos: Departamento de Guerra.
Os caças F/A-18E Super Hornets e F-35C Lightning II da US Navy partirão da Estação Aeronaval de Lemoore, na Califórnia. Fotos: Departamento de Guerra.

Nem tudo é festa

A Região Continental dos EUA subordinada ao Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) realizou no dia 29/01 o exercício de defesa aérea “Felix Hawk”, com o objetivo foi treinar a aplicação das restrição contra possíveis violações do espaço aéreo restrito sobre o Levi’s Stadium, durante o Super Bowl LX. O exercício envolveu voos de caças F-15 e de aeronaves C-17 Globemaster da USAF na região metropolitana de Santa Clara.

Caças F-15 a ANG permanecerão em alerta de defesa aérea durante todo o dia do Super Bowl LX. Foto ilustrativa: USAF.
Caças F-15 a ANG permanecerão em alerta de defesa aérea durante todo o dia do Super Bowl LX. Foto ilustrativa: USAF.

Além do NORAD, praticamente todos órgãos e agência de segurança pública dos Estados Unidos estão envolvidos na segurança do mega evento, incluindo o FBI, Alfândega, Proteção de Fronteiras, entre outras. O Felix Hawk é parte da Noble Eagle, operação contínua do NORAD para proteção do espaço aéreo da América do Norte.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login