Sukhoi trabalha em uma versão aprimorada do Su-57 Felon. Fontes do complexo militar-industrial russo afirmaram que uma nova versão aprimorada e modernizada do caça de quinta geração Sukhoi u-57 Felon, entrará em produção a partir de 2025. De acordo com a agência de notícias russa TASS, esta atualização faz parte de um programa chamado “Megalópolis”.
Entre as principais melhorias da nova versão do Felon, estão os novos motores Saturn Izdeliye 30 e a modernização do cockpit, provavelmente para padronizar a linha de produção com o futuro Su-75 Checkmate.
A mídia russa havia informado recentemente que a Sukhoi estaria trabalhando em uma nova tecnologia de comandos de voz e visão para algumas funções no cockpit do Su-57. Não há nenhuma confirmação de que esta nova tecnologia estaria equipando a nova versão do caça.
Há um planejamento de produzir uma versão biplace para o Su-57, primeiramente destinada para exportação, e posteriormente também para missões mais complexas e que possam ser muito exigentes para um único piloto, como o controle de um enxame de drones de combate S-70 Okhotnik-B, por exemplo.
Quando a Índia estava participando do desenvolvimento do programa Su-57, uma versão biplace estava sendo projetada para atender às necessidades da sua força aérea, apesar da Rússia não demonstrar interesse pelo jato de dois lugares. Talvez a opinião do alto comando das Forças Aaerospaciais Russas (RF VKS) pode estar mudando, justamente com o surgimento das operações conjuntas com os drones de combate.
O contrato assinado em 2019 entre o Governo da Federação Russa e a PJSC Company Sukhoi envolve o fornecimento de 76 caças Su-57 até 2028, sendo que até 2024 estão previstas 24 aeronaves. Estima-se que com essa nova versão originada do projeto Megalópolis, serão recebidas cerca de 52 unidades.
@FFO