Sukhoi Su-57 Felon visto em Base Aérea do Irã. Pela primeira vez, um caça furtivo Sukhoi Su-57 (designação OTAN “Felon”) da Forças Aeroespaciais Russas (RF VKS) visitou uma Base Aérea Iraniana.
O Felon, matrícula T-50-4 código “54 Azul”, foi visto na 9ª Base Aérea Tática da Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF) em Bandar Abbas, no sudeste do país. Uma imagem de satélite capturada pelo serviço MAXAR em 20/02, mostrou o Su-57 ao lado do Il-76 utilizado como aeronave de apoio e de dois P-3C Orion iranianos.
Originalmente ele estaria retornando da feira Aero India 2025 e teria realizado apenas uma escala técnica para reabastecimento no Irã. Há relatos não oficiais de que na sua saída, o caça russo teve problemas de motor logo após a decolagem e foi forçado a retornar.
O The Aviationist informou que o Su-57 teria novamente decolado no no dia seguinte, quando sofreu novo problema de motor e pousou em emergência. Esses relatos podem ser considerados plausíveis se considerar a imagem de satélite da MAXAR de 21/02 que mostra o jato ainda estacionado na base.
O Felon “54 Azul” é um protótipo usado pela United Aircraft Corporation (UAC) e Rosoboronexport para promoção da aeronave no exterior. Durante a Aero India 2025 foi anunciada a primeira venda internacional do caça (sabia mais aqui).
Apesar da recente da compra de caças Su-35S Flank-E pela IRIAF, há rumores de que Teerã poderia estar negociando um lote de Su-57E Felon, principalmente pela necessidade do país em modernizar sua envelhecida frota baseada em jatos de combate de fabricação norte-americana com mais de 40 anos em média.
A Base Aérea de Bandar Abbas abriga vários Esquadrões da IRIAF equipados com aeronaves de fabricação norte-americana, incluindo os F-14 Tomcat, F-4 Phantom, F-5 Tiger, C-130 Hércules e os P-3C Orion, todos comprados antes da Revolução Islâmica em 1979.
É importante considerar a profunda parceria de Teerã com Moscou, especialmente como fornecedor de armas em apoio ao esforço de guerra na Ucrânia. Desta forma, não seria surpresa de que esta inédita visita do Felon em Bandar Abbas poderia ser para uma apresentação aos Oficiais da IRIAF.
@FFO