Sukhoi Su-34 para a Argélia! Após oito anos de negociações, finalmente os governos da Rússia e da Argélia chegaram a um termo. As negociações estiveram por confirmar a venda em dezembro de 2019 e, mais recentemente, em dezembro de 2020 – que dever ter acontecido, mas somente agora imprensa russa ratifica a venda de um lote de 14 Su-34 a Force Aérienne Algérienne (Força Aérea da Argélia). A previsão é que comecem a ser entregues ainda em 2021.
Os mais de oito anos de negociações com altos e baixos tanto do lado da Rússia quanto da Argélia para a definição de um acordo aceitável, se deveu não só a questões financeiras, mas ao modelo de Su-34. A Rússia havia oferecido uma versão de exportação muito degradada do Su-34, a ponto dos argelinos preferirem modernizar seus Su-24.
Embora não confirmada oficialmente, várias fontes da impressa russa afirmaram que a produção do primeiro lote de seis Su-34ME (versão “M” Export) para a Argélia já está em andamento desde janeiro de 2021. Este lote deve estar pronto antes do final de 2021 e será utilizado para a formação de pilotos (instrutores) argelinos e pessoal de manutenção. O treinamento começará na Rússia no início de 2022. Os demais oito Su-34, do total 14, serão entregues em 2022 e 2023.
O renovado interesse argelino pelo Su-34 veio depois da campanha na Síria, onde ele demonstrou sua avaliada capacidade de combate. A versão argelina deverá ter poucas diferenças em relação a versão empregada pelos russos, inclusive no quesito armamento.
@CAS