Sukhoi e MiG foram oficialmente incorporadas pela PJSC UAC. No último dia 1º de junho, foi oficialmente formalizada a fusão das fábricas de aeronaves russas Sukhoi Company e MiG Corporation. Agora as duas tradicionais gigantes da aviação militar russa estão juridicamente incorporadas ao conglomerado industrial PJSC United Aircraft Corporation (UAC).
Em novembro de 2021, a fusão da Sukhoi e MiG havia sido aprovada pelo Conselho de Administração da UAC e, dois meses após, a decisão foi validada pelos acionistas das três empresas que agora formam a divisão Combat Aviation da holding UAC.
Além da Sukhoi e da MiG, outras empresas aeronáuticas foram colocadas sob o “guarda-chuvas” da UAC.
Ainda no mês de novembro de 2021, as fábricas PJSC VASO Voronezh, JSC Aviastar-SP de Ulyanovsk e a JSC EMZ (Myasishchev) de Moscou, foram incorporadas à unidade de negócios OJSC “Ilyushin Aviation Complex”, responsável principalmente pelo desenvolvimento e produção de aeronaves de transporte. A UAC também consolidou sua divisão de aviação estratégica da PJSC Tupolev, que, além do Design Bureau de Moscou, agora também inclui a KAZ Kazan Aviation Plant.
A razão para tais movimentos em grande escala na UAC é principalmente a consolidação das capacidades de pesquisa e produção da indústria aeronáutica da Rússia, e unificação das soluções para diminuir os gastos do país em aviação militar. No entanto, analistas chamaram a atenção para a inesperada nomeação de Ilya Tarasenko (ex-CEO do MiG), para o cargo de CEO da recém criada UAC Combat Aviation, e a demissão de Igor Ozar (ex-CEO da Sukhoi), que de acordo com especialistas, era mais bem-sucedido comercialmente.
A United Aircraft Corporation (PJSC UAC) foi criada em 2006 com o objetivo principal de consolidar os ativos das maiores empresas aeroespaciais da Rússia, como a Sukhoi, MiG, Ilyushin, Tupolev, Yakovlev e Beryev. A UAC agora faz parte da Rostec State Corporation, a maior empresa industrial da Rússia, que inclui mais de 800 organizações científicas e industriais de diversas áreas, desde aeroespacial, eletrônica, medicinal, entre outras.
@FFO