As estatais russas Rostec e United Aircraft Corporation (UAC), anunciaram em 16 de março, que planejam unir as áreas administrativas das indústrias Sukhoi e Mikoyan Gurevich (MiG) sob uma única empresa sediada em Moscou, que também irá administrar os ativos da Tupolev, Ilyushin e a Irkut. A nova empresa deverá se chamar Centro Corporativo de Fabricação de Aeronaves, conforme o comunicado da Rostec.
Segundo Sergei Chemezov, Diretor executivo da Rostec, a reorganização tem objetivo de modernizar o processo do desenvolvimento de novos projetos, além de aumentar a competitividade.
As alterações serão implementadas em etapas, inicialmente focando nas áreas administrativas, sem afetar os departamentos de engenharia e as escolas de design, que permanecerão independentes. As novas mudanças vão otimizar o quadro funcional e reduzir custos operacionais. A UAC tem mais de 20 mil funcionários em Moscou, dois quais 15 mil são engenheiros e os restantes de setores administrativos.
A economia estimada com a estratégia a ser implementada ao longo de vários anos, será de aproximadamente 130 bilhões de Rublos (US $ 1,75 bilhão). Criada em 2006, a UAC reúne a Sukhoi, Mikoyan, Tupolev, Ilyushin, Beriev, Yakovlev e Irkut. Em 2018 a companhia passou a fazer parte da Rostec.
@FFO