Sukhoi 30 venezuelano cai durante voo de treinamento. Um Sukhoi 30MK2 das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas da Venezuela (FANB) caiu ontem (02/07) em uma área desabitada nos arredores de Caracas, Estado de Miranda. Os dois tripulantes ejetaram, porém o Coronel Paulino José Millán Sabino não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo no acidente.
A aeronave, matrícula 3363, era tripulada pelo Coronel Paulino José Millán Sabino (falecido) e pelo Tenente Coronel Sergio Luis Hernández Gómez, que foi resgatado e encaminhado para um centro de saúde local.
O acidente ocorreu aproximadamente às 09h45 (horário local) durante um voo de treinamento visando a participação da FANB no desfile de 05 de julho, quando a Venezuela celebra o Dia da Independência.
O ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, emitiu um comunicado após o acidente e anunciou a ativação do conselho de investigação para determinar as causas do incidente.
Nota: Atualmente a frota de Su-30MK2V da FANB estaria composta por pouco mais de 20 aeronaves, todas operadas pelo Grupo de Caça Aérea nº 13 “Simón Bolívar”, da Base Aérea “Teniente Luis del Valle García”, em Barcelona, norte do país.
@FFO