

Suíça reduz sua compra de F-35. Como antecipamos em 28 de novembro deste ano, o Governo da Suíça ratificou em dezembro a decisão de reduzir seu pedido inicial de caças Lockheed Martin F-35A para 30 aeronaves.
A Suíça não poderá adquirir todos os 36 caças F-35A planejados inicialmente, após os Estados Unidos alertarem os valores, que superaram o orçamento, anunciou o Ministério da Defesa, Proteção Civil e Desporto (DDPS).
Essas aeronaves custariam muito mais do que os 6 bilhões de francos suíços (CHF) planejados, devido a um mal-entendido sobre a noção de um “preço fixo” com as autoridades americanas. No entanto, Berna agora admite que o aumento dos custos torna a compra total financeiramente inviável. Autoridades estimam despesas adicionais entre 650 milhões e 1,3 bilhão de francos, impulsionadas pela inflação e pelo aumento dos preços das matérias-primas. Como resultado, o Ministério da Defesa foi instruído a adquirir somente o número de caças permitido pelo orçamento aprovado, sendo o número final ainda incerto.
O provável e mais certo é que a Suíça irá adquirir 30 F-35A em vez de 36, o que lhe permitiria respeitar o limite orçamentário imposto. No entanto, esse número não é definitivo, pois, segundo o jornal suíço Blick, está prevista uma nova encomenda de mais 10 aeronaves, que seriam “jogadas” em um orçamento futuro. Portanto, se o financiamento necessário for garantido, a Força Aérea Suíça poderá eventualmente ter 40 F-35A.
Entre no nosso grupo de WhatsApp