Suíça recebeu os dois primeiros UAS Hermes 900. A Suíça recebeu os dois primeiros sistemas aéreos não tripulados (UAS) Hermes 900, fabricados pela israelense Elbit Systems. A informação foi divulgada ontem (29/04) pelo Escritório Federal de Armamentos da Suíça (Armasuisse).
As aeronaves, matrículas D-11 e D-14, chegaram ao país nos dias 21 e 26 de abril, juntamente com duas estações de controle terrestre. Até o final de 2023 mais quatro UAS Hermes 900 deverão ser entregues, de acordo com o contrato assinado pelo programa ADS15 (designação militar na SAF), aprovado pelo parlamento suíço em 2015.
O primeiro Hermes 900 (D-11) já foi montado e fará seu primeiro voo em meados do mês de maio, inciando uma campanha de testes e avaliações. A transferência para a Força Aérea Suíça está prevista para o segundo semestre deste ano.
Os seis novos UAS Hermes 900 substituirão a antiga frota de aeronaves não tripuladas de reconhecimento ADS95 Ranger, desativados em novembro de 2019, após 20 anos de operações. A frota UAS ADS15 da SAF será reunida no Esquadrão 7 UAS (Drohnenstaffel 7), sediado na Base Aérea de Emmen, região central do país.
Com nove metros de comprimento e 17 metros de envergadura, o Hermes 900 pode operar em missões de vigilância diurnas e noturnas. As seis aeronaves serão usadas, entre outras funções, em operações de controle de fronteiras, busca de pessoas desaparecidas nas montanhas ou apoio em desastres naturais.
Fonte: Armasuisse
@FFO