Suíça assina compra de 36 caças caças F-35A Lightning II. O Diretor Nacional de Armamentos da Suíça, Martin Sonderegger, e o Gerente do Programa Suíço para o F-35A, Darko Savic, assinaram em Berna, nesta segunda-feira (19), o contrato envolvendo a aquisição de 36 caças F-35A Lightning II para a Força Aérea Suíça.
O valor do contrato é de US$ 6.4 bilhões, e está dentro do limite pré-aprovado pelo parlamento suíço. As aeronaves deverão ser entregues entre 2027 e 2030, e substituirão a atual frota de jatos McDonnell Douglas F/A-18C/D Hornets e Northrop F-5E/F Tiger II da Força Aérea Suíça (SwAF).
Além das aeronaves, o valor do contrato também cobre equipamentos específicos de missão, armas e munições, pacote logístico, sistemas de planejamento de missão e sistemas de treinamento. Também estão incluídos o custo de integração no sistema de comando e controle suíço e apoio a indústria local, que deverá receber contratos de cerca de US$ 3 bilhões para fornecimento de componentes e serviços relativos ao contrato.
Esta notícia era esperada, pois de acordo com oque noticiamos sábado (17), o Conselho Nacional da Câmara Baixa da Suíça havia dado sinal verde para o governo prosseguir com a aquisição dos caças F-35A Lightning II.
A transação será realizada via Programa de Vendas Militares (FMS) do governo dos Estados Unidos, que será responsável por contratar a empresa fabricante Lockheed Martin.
Fonte: F35
@FFO