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Sugestão de Leitura: Cometa Branco — O recomeço da Esquadrilha da Fumaça

3 de agosto de 2022
Sugestão de Leitura: Cometa Branco — O recomeço da Esquadrilha da Fumaça

Sugestão de Leitura: Cometa Branco — O recomeço da Esquadrilha da Fumaça. O Cel Av R1 e “Fumaça 01” Vanio de Figueiredo Crispim está laçando um livro que narra a retomada da Esquadrilha da Fumaça, a partir do “Cometa Branco”, uma esquadrilha formada por um grupo de instrutores do 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA) da Academia da Força Aérea (AFA), que foi o embrião para a criação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), que marca a retomada da Esquadrilha da Fumaça em 1983.

A Esquadrilha da Fumaça teve quatro fases. Na primeira voaram os clássicos T-6 e os jatos T-24 Fouga Magister. Na terceira os T-27 Tucano e, finalmente, os AT-29 Super Tucano, fabricados pela Embraer. Em 1977 a “Fumaça” foi desativada, devido a custo e a obsolescência que levou a aposentadoria dos NA T-6 Texan na FAB. O livro narra exatamente esta fase, que surge alguns anos após a desativação dos T-6, quando surge na AFA o Cometa Branco que em 1983 cuminará na criação do EDA com o T-27 Tucano.

O Cometa Branco em um de suas demonstrações com os lendários T-25 (Foto: EDA).
O Cometa Branco em um de suas demonstrações com os lendários T-25 (Foto: EDA).

Cometa é té hoje o código-rádio do 1º EIA e a épica “Cometa Branco” foi o código de chamada usado por um grupo de instrutores de voo da AFA que começaram a efetuar voos de acrobacia aérea. Liderados pelo então Major Ribeiro Júnior, eles realizavam voos em formação depois do expediente com os T-25 Universal. Essa é a segunda fase da Esquadrilha da Fumaça. Uma fase pouco conhecida, mas uma história rica em desafios vividos por todos os envolvidos: pilotos, mecânicos, autoridades.

Os T-25 do Cometa Branco não eram pintados com cores especiais. Os pilotos não ostentavam uniformes da Fumaça, mas que realizou 55 demonstrações fundamentais para a retomada da Esquadrilha Fumaça. Além de narrar este perídio rico e cheio de simbolísmo, o livro também traz os desafios da criação do EDA e de voar os novíssimos T-27 Tucano.

O autor esteve presente nas duas cenas, com o Cometa Branco, voando os T-25, e na reativação da Esquadrilha da Fumaça, voando os T-27 Tucano. O que ele e seus colegas vivenciaram está finalmente registrado numa obra primorosa e gostosa de ler.

Foto dos primeiros T-27 do EDA em 1983 (Foto: Embraer).
Foto dos primeiros T-27 do EDA em 1983 (Foto: Embraer).

O Autor

Vanio de Figueiredo Crispim é Coronel R1 da FAB. Ingressou na Força em 1973, tendo se formado Piloto Militar e Oficial pela AFA em 1976. Foi estagiário de aviação de caça, instrutor de voo na AFA e um dos precursores da reativação da Esquadrilha da Fumaça, onde implantou a logística do T-27 Tucano. Permaneceu na Fumaça com os T-27 de 1982 até 1985, de onde saiu para voar os KC-137 no 2º/2º GT. Em 1990 foi servir como instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e, ainda nesse mesmo ano, foi convocado como assistente do Comandante-Geral do Pessoal. Em 1991, foi indicado para comandar e liderar a Esquadrilha da Fumaça, onde permaneceu de 1992 até o início de 1994.

Foi matriculado no curso de Comando e Estado-Maior em 1994, sendo indicado instrutor da Escola de Comando. Foi assessor de ensino junto à Missão Técnica Aeronáutica no Paraguai por dois anos até voltar ao Brasil em 1998 e solicitar sua transferência para a Reserva da Força Aérea.

Na aviação civil, onde trabalhou como comandante de B707 e DC8 na empresa Beta Cargo e, depois, voou por dez anos para a TAM Linhas Aéreas nos equipamentos F100, A320 e A330. Deixou a empresa em 2013, transferindo-se para a Copa Panamá, aonde voou nos B737NG até os 65 anos, em 2018, aposentando-se por idade. Acumulou mais de 23 mil horas de voo em vários tipos de aeronaves, sendo 7.500 horas em aviões militares.

Serviço:

Cometa Branco
O Recomeço da Esquadrilha da Fumaça
Vanio de Figueiredo Crispim

Scortecci Editora
História — ISBN 978-65-5529-884-0
Formato 16 x 23 cm  — 340 páginas — 1ª edição – 2022 — Preço médio R$125,00.

@CAS

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