Suécia pretende fornecer o sistema Archer à Ucrânia. O governo da Suécia está decidido a fornecer o sistema de artilhara BAE Systems Bofors Archer — FH77BW L52 as Forças Armadas da Ucrânia, para reforçar suas defesas contra os russos, no conflito que se aproxima de completar um ano.
Segundo a fala do primeiro-ministro sueco Ulf Kristersson dita no domingo passado (8/01) durante a conferência nacional “Pessoas e Defesa”, realizada em Estocolmo, a questão não é “se a Suécia fornecerá”, mas sim “quando fornecerá”.
A Suécia vem há muito tempo considerando a possibilidade de ajudar a Ucrânia, enviando obuseiros autopropulsados Archer. Um analista militar comentou que a Suécia pode já ter se decidido e está pensando em quantos e quais obuses autopropulsados devem ser enviado. As forças terrestres suecas atualmente possuem 48 unidades do Sistema Archer.
O Archer é um obus autopropulsado originalmente projetado pela Suécia e desenvolvido para as necessidades dos exércitos sueco e norueguês. Eler tem um calibre de 155 mm/52. O chassi no qual a Estação de Controle Remoto M151 Protector está montada é um Volvo A30D 6×6. A velocidade máxima de deslocamento é de 90 km/h.
A Suécia pretende aumentar seu armamento com sistemas de artilharia Archer. Dos atuais 48, o Governo de Estocolmo espera adicionar mais 24 unidades. A Noruega inicialmente expressou o desejo de comprar 24 obuses, mas posteriormente cancelou o pedido e adquiriu o sistema coreano K9 Thunders. Isso obrigou a Suécia a comprar as 24 unidades planejadas para a Noruega em 2016, elevando o número atual para 48, número que poderá crescer para 72 se confirmada a nova compra. Ele está em serviço na Suécia desde 2011.
Quando a Ucrânia receber obuses autopropulsados Archer, terá um grande incremento na sua capacidade de combate. O sistema de artilharia tem um alcance de 30 a 40 km. Mas se o Archer dispara projéteis Excalibur, o alcance pode chegar a 50 km.
Informações apontam que a Ucrânia está se preparando para receber 12 unidades do Archer, um número igual ao anunciado pelo Ministério da Defesa sueco em outubro do ano passado, como disponível para repasse. Embora ainda não esteja claro quando a entrega ocorrerá, a Ucrânia terá que enviar seus artilheiros para treinamento. Na semana passada, soube-se que a Ucrânia receberá outro sistema de artilharia pela primeira vez desde o início da guerra. O obus autopropulsado M109 dos EUA está incluído no novo pacote de ajuda militar dos EUA no valor de quase US$ 3 bilhões.
@CAS