Suécia perto de desativar os seus últimos Saab 105. A Força Aérea Sueca (SwAF) aposentará oficialmente os seus últimos jatos de treinamento Saab 105 (designação militar Skolflygplan 60 ou Sk60) no próximo dia 18 de junho, após mais de 60 anos de serviço. Está programada uma cerimônia de despedida dos icônicos jatos na Base Aérea de Linköping/Malmen.
O treinador Saab 105 voou pela primeira vez em 29 de junho de 1963. Desde então, a Força Aérea Sueca recebeu mais de 150 unidades do jato em diversas configurações e versões. Atualmente os últimos Sk60 são operados pela Unidade de Treinamento, ou Flygskolan (FlygS) de Linköping/Malmen. No mês de junho ocorrerá a formatura da última turma de pilotos militares suecos treinados no icônico jato da Saab.
A desativação dos Sk60 deixará um vácuo na formação avançada de novos pilotos de caça da SwAF, uma vez que o seu sucessor – que deverá ser uma aeronave turboélice de alto desempenho – ainda não foi escolhida. Para o treinamento básico, a Suécia escolheu o Grob G120TP, com as três primeiras aeronaves recebidas em março de 2023, de uma encomenda de uma dezena de aeronaves e um simulador.
Para cobrir este gap no treinamento avançado dos pilotos de caça, em dezembro de 2023 o Comando da SwAF assinou um acordo de 10 anos com a Aeronautica Militare Italiana (AMI) e a Leonardo para fornecer treinamento aos seus pilotos na Itália. A primeira turma inicia neste ano de 2024 na na Escola Internacional de Treinamento de Voo (IFTS), sediada na Base Aérea de Decimomannu, na Sardenha.
@FFO