Suécia negocia com Peru a venda de 12 caças Saab Gripen E. O governo sueco recentemente enviou ao seu parlamento uma solicitação de aprovação para negociar com o Peru a venda de até 12 caças Saab JAS39 Gripen E e sistemas associados. A decisão foi incluída na proposta orçamentária suplementar para 2025, apresentada recentemente.
O pedido é uma resposta à uma consulta formal enviada pelo governo peruano e faz parte de uma estratégia da Suécia e da Saab para ampliar a sua presença na América Latina e o Canadá. Recentemente a Colômbia anunciou a escolha do Gripen para substituir sua envelhecida frota de caças IAI Kfir e se junta ao Brasil como operador do caça da Saab na região.
Em outubro de 2024, o Ministro da Defesa peruano, Walter Enrique Astudillo Chávez, confirmou publicamente os planos de aquisição de 24 novos caças multifuncionais para substituir as frotas envelhecidas de MiG-29 e Mirage 2000P. O Saab Gripen E é uma das três plataformas pré-selecionadas, juntamente com o americano Lockheed Martin F-16V Block 70 e o francês Dassault Rafale F4.
De acordo com as informações disponíveis, a oferta da Suécia ao Peru não envolve apenas as doze aeronaves, mas também um pacote de sistemas de defesa aérea não especificados, o que pode refletir um acordo mais amplo, adaptado para atender às necessidades operacionais da Força Aérea Peruana.
A estratégia industrial da Saab para a região envolve uma cooperação de longo prazo com o Brasil, particularmente por meio do estabelecimento de uma linha de produção dos caças Gripen E em parceria com a Embraer nas suas instalações em Gavião Peixoto, interior do estado de São Paulo.
Assim como ocorreu no Brasil e vai acontecer com a Colômbia, o planejamento do governo peruano enfatiza a cooperação industrial e o estabelecimento de capacidades de produção locais. Ainda não foram divulgados termos formais relativos à essa participação industrial.
@FFO