Suécia mais perto do GlobalEye. Estocolmo deu um passo importante para encomendar a aeronave de vigilância Saab GlobalEye, que irá substituir suas duas aeronaves de Alerta Aéreo Antecipado (AEW) Saab 340 Erieye da Força Aérea da Suécia (SwAF – Sweden Air Force).
“A Suécia se preparou para adquirir a GlobalEye. Ainda não temos um contrato assinado, mas eles [governo] já anunciaram que gostariam de seguir esse caminho”, declarou o CEO da Saab, Micael Johansson, durante um briefing de resultados do terceiro trimestre em 27 de outubro.
A Força Aérea da Suécia já expressaram interesse em usar o GlobalEye baseado na plataforma do jato executivo Bombardier Global 6000 para atender às suas necessidades futuras de vigilância aérea. Fechar o contrata seria chancelar o sucesso do produto, uma vez que os Emirados Árabes Unidos já receberam três dos seus cinco exemplares encomendados.
Valem lembrar que no último dia 1º de outubro, a Försvarsmaktens (Forças Armadas Suecas) emitiram um pedido formal para a aquisição do Saab Global 6000 GlobalEye. O anúncio não detalhou a quantidade de aeronaves que envolvidas na negociação e nem o prazo para o contrato ser assinado de fato. O pedido chegou oito meses após o anúncio de que o governo sueco estaria disposto a comprar algumas aeronaves de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C) da Saab.
Johansson disse quando a configuração que “Olhando para a Suécia e a Finlândia, acho que será semelhante.” A Saab ofereceu a Helsinque dois dos jatos executivos altamente adaptados, juntamente com 64 caças Gripen E como parte de sua introdução ao programa HX.
“Como temos um produto acabado, um contrato [sueco] pode ser bastante rápido, mas depende do cliente. Estamos preparados para fazer isso muito rápido quando eles tiverem a decisão [do governo]”, afirma.
Sobre suas outras perspectivas de vendas de curto prazo, Johansson diz: “Nos próximos seis meses, espero ver o desempenho da Finlândia e do Canadá, quando se trata de aquisições de caças”. Porém a própria Saab sabe que são competições difíceis a tendência é não levar os 88 caças no Canadá.
O Saab GlobalEye é uma plataforma de comando e controle, ISR e AEW&C, baseada no jato executivo Bombardier BD700-1A10 Global 6000. Está equipado com o radar Saab Erieye Extended Range, radar Leonardo Seaspray 7500E para busca marítima, além de um conjunto avançado de sensores e sistema de Comando e Controle (C2). A aeronave é capaz de detectar e rastrear alvos aéreos e de superfície simultaneamente, a uma distância de 450 km, em missões com até onze horas de duração.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS