Suécia encomenda míssil de defesa aérea MBDA CAMM. A MBDA, líder mundial na área de sistemas de armas complexos, assinou um contrato com o governo da Suécia para o fornecimento do sistema CAMM (Common Anti-air Modular Missiles, ou Mísseis Modulares Antiaéreos Comuns) para as Forças Armadas Suecas.
O contrato assinado entre a MBDA e a FMV (Administração Sueca de Material de Defesa – Försvarets materielverk), fará com que a MBDA forneça o CAMM para as cinco Corvetas da Classe Visby da Marinha Real Sueca, que as implantarão a partir do sistema de defesa aérea naval Sea Ceptor da MBDA.
O Sea Ceptor é um sistema de defesa aérea naval de última geração, que fornece defesa aérea robusta e de área contra ataques simultâneos, incluindo ataques de saturação, em todo o eixo de ameaça de 360°. Com um amplo conjunto de alvos, desde mísseis supersônicos anti-navio até helicópteros de ataque e veículos aéreos não tripulados, o sistema foi projetado para combater ameaças avançadas.
Eric Beranger, CEO da MBDA, disse que “O CAMM fornecerá à Suécia e à Real Marinha Sueca uma formidável capacidade de defesa aérea que dará ao país uma nova e forte contribuição para a OTAN, juntamente com outros usuários aliados do Sea Ceptor, como a Royal Navy. Estamos orgulhosos também de continuar a nossa longa história de parceria com a Suécia e a indústria sueca, incluindo a Saab”.
A MBDA tem uma longa história de parceria com a Suécia. Isto é exemplificado no programa de mísseis Meteor, liderado pela MBDA, onde a Suécia é uma nação parceira estratégica e valiosa. A SAAB também é membro da parceria conjunta com a MBDA no míssil de cruzeiro TAURUS. A cooperação com a Suécia também inclui a AKERON MP.
A Suécia junta-se a uma lista crescente de forças armadas em todo o mundo que optaram por confiar na família CAMM para a defesa aérea naval e terrestre de última geração, incluindo grandes encomendas recentes da Polônia, bem como do Reino Unido, Itália, Canadá e Brasil.
Fonte: MBDA
@FFO