

Suécia e Ucrânia negociam até 150 Gripens E, durante visita de Zelensky à Suécia. A Suécia está em negociações para vender até 100 a 150 caças multifuncionais Saab Gripen E para a Força Aérea Ucraniana, em um acordo avaliado em mais de US$ 10 bilhões.
Durante sua visita à Suécia nesta quarta-feira (22/10), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky se encontrou com o primeiro-ministro da Suécia Ulf Kristersson em Linköping, sede da Saab, a principal empresa do setor de defesa do país, que produz o caça Gripen, a aeronave AEW GlobalEye, sistemas de mísseis, armas de infantaria antitanque e outros equipamentos.

Sua visita ocorre em um momento em que um ataque massivo de drones e mísseis russos na Ucrânia matou pelo menos seis pessoas, segundo autoridades ucranianas, mostrando como a guerra com a Rússia parece não ter fim.

No encontro, a Suécia assinou uma carta de intenções que pode fornecer até 150 Gripen E para a Ucrânia, um contrato que poderá ser superior a US$ 10 bilhões. A carta de intenções visa delinear uma estrutura de cooperação de defesa de longo prazo.

Kristersson afirmou que a Suécia está comprometida em “explorar todas as possibilidades de fornecer à Ucrânia uma grande quantidade de caças Gripen no futuro”. Se for consolidado, o contrato seria o maior já obtido pelo Gripen E, superior às encomendadas de Brasil, Suécia, Tailândia e Colômbia juntas.

A viagem de Zelenskyy incluiu um tour pelas instalações de fabricação da Saab, onde são produzidos o caça Gripen, a aeronave de vigilância GlobalEye e vários sistemas de mísseis e antitanque.
Nenhum contrato de entrega foi assinado ainda, mas autoridades de ambos os países indicaram que o trabalho está em andamento para estabelecer a estrutura técnica, financeira e logística necessária para uma exportação em larga escala.

Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS