Suécia e Brasil assinam carta de intenções envolvendo os programas Saab Gripen E e Embraer C-390. Os ministros da Defesa da Suécia, Pål Jonson, e do Brasil, José Múcio, assinaram no sábado (09), em Natal, Rio Grande do Norte, uma carta de intenções envolvendo projetos estratégicos na indústria aeronáutica militar. O documento envolve uma extensão do contrato dos caças Saab Jas39 Gripen E da Força Aérea Brasileira (FAB) e da compra de aeronaves de transporte Embraer C-390 Millennium pela Força Aérea Sueca (SwAF).
Com uma longa parceria no segmento da defesa, a assinatura desta carta de intenções (LOI) demonstra o desejo de ambos países em aprofundar ainda mais a cooperação na área aeroespacial. “A cooperação aeroespacial é importante tanto para a Suécia quanto para o Brasil. A nova carta de intenções fornece uma base para aprofundarmos ainda mais essa cooperação”, disse o Sr. Jonson.
Em 2014, o Brasil assinou um contrato com a empresa sueca Saab para comprar 36 caças Jas39 Gripen E, das quais oito já foram entregues para a Força Aérea Brasileira. A Saab e a fabricante aeroespacial brasileira Embraer também iniciaram a produção conjunta dos Gripen E no país. Agora, o Ministério da Defesa do Brasil declarou que planeja aumentar o contrato atual em 25% para essas aeronaves.
Ao mesmo tempo, a Suécia está interessada em comprar aeronaves de transporte Embraer C-390 Millennium. Ao assinar a LOI, o governo sueco está pronto para encarregar a Administração de Material de Defesa (FMV) e o Comando das Forças Armadas para iniciar negociações com o objetivo efetivar a compra dessas aeronaves de transporte tático.
Durante sua passagem por Natal (RN), o ministro da Defesa sueco visitou o exercício aéreo operacional CRUZEX 2024, no qual a ocorre a primeira participação dos caças Gripen E da Força Aérea Brasileira.
Fonte: MD Suécia
@FFO