• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
1

Suécia de olho no Saab GlobalEye AEW&C

17 de fevereiro de 2021
Futuramente o Saab GlobalEye poderá compor a frota AEW&C da Suécia (Foto: Saab).

O Ministéro da Defesa da Suécia planeja substituir os seus antigos Saab 340 Erieyes, por novos Saab GlobalEye de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C), segundo informações da Janes Defense.

A notícia surgiu em 16 de fevereiro, durante uma coletiva de imprensa da Saab sobre o programa de substituição de caça da Finlândia. O Ministro da Defesa Sueco, Peter Hultqvist, falou pela primeira vez sobre a futura a aquisição do GlobalEye para a Força Aérea Sueca (SwAF), enquanto observava as oportunidades caso a Força Aérea Finlandesa (FinAF) selecionasse o Gripen E como seu novo caça.

A Suécia procura substituto para os seus dois Saab 340 Erieye (Foto: SwAF).

“Não houve uma decisão oficial da Suécia sobre a aquisição do GlobalEye, mas essa deve ser considerada nossa intenção. O GlobalEye é uma alternativa muito interessante além de ser um produto sueco. De maneira formal, ainda não chegamos lá”, disse o Ministro Hultqvist.

Os comentários do Ministro chegaram cerca de quatro semanas depois de ele ter apresentado os planos de defesa do seu governo, como parte de um aumento no orçamento em mais de 40% para o período entre 2021–25.

Em janeiro, Hultqvist destacou os planos da SwAF para substituir os seus Saab 340 Erieye, em serviço desde 2004. Naquele momento, nenhum detalhe do eventual substituto foi divulgado, embora fosse considerado altamente provável que seria baseado no GlobalEye, equipado com a mais recente tecnologia de radar Erieye Extended Range.

O Saab GlobalEye é uma plataforma de comando e controle, ISR e AEW&C, baseada no jato executivo Bombardier BD700-1A10 Global 6000. Está equipado com o radar Saab Erieye Extended Range, radar Leonardo Seaspray 7500E para busca marítima, além de um conjunto avançado de sensores e sistema de Comando e Controle (C2). A aeronave é capaz de detectar e rastrear alvos aéreos e de superfície simultaneamente, a uma distância de 450 km, em missões com até onze horas de duração.

A SwAF possui dois S100D Argus (Saab 340 Erieye), matriculados 100003 (c/n 340-379) e 100004 (c/n 340-395). Ambos estão designados no Esquadrão 72 Airborne Surveillance & Control (72 ASC sq), sediado na Base Aérea de Linköping/Malmen (ESCF).

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login