Em um comunicado feito pela administração de materiais de defesa da Suécia – FMV (Defence Materiel Administration ou em sueco: Försvarets Materielverk), realizado este mês de setembro, o Basic Trainer Aircraft foi cancelado.
“Cancelamos a aquisição em agosto. Não havíamos recebido uma proposta que atendesse a todos os requisitos”, disse Andreas Säf Pernselius, gerente de projetos da FMV.
O Basic Trainer Aircraft visa substituir os veteranos Saab 105, designados na Força Aérea da Suécia como SK 60, que estão em serviço há mais de meio século (em serviço em 1967) por um sistema completo de treinamento e formação de pilotos. A FMV iniciou uma licitação e solicitou propostas em abril de 2020, que .no entanto, não atingiram as exigências mínimas.
Apesar de não ter havido interessados no Basic Trainer Aircraft, a necessidade de substituir os SK 60 permanece e, cada vez torna-se mais urgente, não só pela idade da aeronave, mas para criar um método de treinamento mais compatível com as atuais tecnologias, em especial, que prepare uma boa base para o futuros pilotos de Gripen E. Após o cancelamento, a Força Aérea e a FMV passam a analisar as opções e qual o melhor caminho. O fato é que o projeto de ter uma aeronave de treinamento para iniciar a formação em 2023 permanece e com certeza uma nova licitação deverá ser encaminhada pela FMV.
@CAS