Suécia aguarda para transferir caças Gripen C/D para Ucrânia. A Suécia pretende transferir para a Ucrânia até 14 caças Saab JAS 39 Gripen C/D, juntamente com um pacote de peças de reposição já disponibilizado. A informação foi confirmada hoje (22) pelo ministro da Defesa sueco, Pål Jonson, durante uma coletiva ao lado do seu colega ucraniano, Rustem Umerov, realizada em Estocolmo.
“Há um pacote de peças de reposição para até 14 plataformas [Gripen]”, disse Jonson sobre o pacote de ajuda sueco de US$ 415 milhões, anunciado em 9 de setembro. Metade do valor deste pacote compreendia as peças de reposição dos caças Gripen C/D produzidos pela Saab.
No entanto, Jonson disse que, quando o pacote de componentes do Gripen foi anunciado, a coalizão internacional que fornece aviões de combate para a Força Aérea Ucraniana (UAF) entendeu que a prioridade agora é entregar e sustentar os Lockheed Martin F-16 Fighting Falcons. A coalizão é formada pela Bélgica, Dinamarca, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos.
Os caças suecos Gripen C (monoposto) e Gripen D (biposto), são considerados ativos valiosos para a UAF, especialmente por serem aeronaves multifuncionais, com função principal de defesa aérea, de baixo custo operacional e fácil suporte técnico, requisitos cruciais para a Ucrânia no atual contexto do conflito.
“Os Gripen foram parte da nossa conversa hoje”, disse Jonson sobre seu encontro com Umerov. “Não está apenas nas nossas mãos esta decisão, que depende de outros parceiros da coalizão que aguardam a maturidade dos F-16 ucranianos para iniciar a transferência dos Gripen.”
Fonte: Janes
@FFO