• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Suécia aguarda para transferir caças Gripen C/D para Ucrânia

22 de novembro de 2024
Suécia aguarda para transferir caças Gripen C/D para Ucrânia (Foto ilustrativa: SwAF).
Suécia aguarda para transferir caças Gripen C/D para Ucrânia (Foto ilustrativa: SwAF).

Suécia aguarda para transferir caças Gripen C/D para Ucrânia. A Suécia pretende transferir para a Ucrânia até 14 caças Saab JAS 39 Gripen C/D, juntamente com um pacote de peças de reposição já disponibilizado. A informação foi confirmada hoje (22) pelo ministro da Defesa sueco, Pål Jonson, durante uma coletiva ao lado do seu colega ucraniano, Rustem Umerov, realizada em Estocolmo.

“Há um pacote de peças de reposição para até 14 plataformas [Gripen]”, disse Jonson sobre o pacote de ajuda sueco de US$ 415 milhões, anunciado em 9 de setembro. Metade do valor deste pacote compreendia as peças de reposição dos caças Gripen C/D produzidos pela Saab.

No entanto, Jonson disse que, quando o pacote de componentes do Gripen foi anunciado, a coalizão internacional que fornece aviões de combate para a Força Aérea Ucraniana (UAF) entendeu que a prioridade agora é entregar e sustentar os Lockheed Martin F-16 Fighting Falcons. A coalizão é formada pela Bélgica, Dinamarca, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos.

Os caças suecos Gripen C (monoposto) e Gripen D (biposto), são considerados ativos valiosos para a UAF, especialmente por serem aeronaves multifuncionais, com função principal de defesa aérea, de baixo custo operacional e fácil suporte técnico, requisitos cruciais para a Ucrânia no atual contexto do conflito.

“Os Gripen foram parte da nossa conversa hoje”, disse Jonson sobre seu encontro com Umerov. “Não está apenas nas nossas mãos esta decisão, que depende de outros parceiros da coalizão que aguardam a maturidade dos F-16 ucranianos para iniciar a transferência dos Gripen.”

Fonte: Janes

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login