• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Suécia adere oficialmente à OTAN

8 de março de 2024
Suécia adere oficialmente à OTAN. Foto: OTAN.
Suécia adere oficialmente à OTAN. Foto: OTAN.

Suécia adere oficialmente à OTAN. A Suécia tornou-se o mais novo membro da OTAN na quinta-feira–7 de março de 2024, ao depositar o seu instrumento de adesão ao Tratado do Atlântico Norte junto ao Governo dos Estados Unidos, em Washington DC. Com a adesão da Suécia, a OTAN conta agora com 32 países entre os seus membros. 

A bandeira da Suécia será hasteada ao lado das dos outros 31 Aliados numa cerimônia na sede da OTAN em Bruxelas, na próxima segunda-feira, 11 de março de 2024, e simultaneamente, nos comandos da OTAN na Europa e na América do Norte. Antes da adesão, a Suécia e a OTAN realizaram regularmente exercícios conjuntos, cooperando em operações de manutenção da paz e partilhando informações desde 1995, quando enviou um batalhão para a força de manutenção da paz liderada pela OTAN na Bósnia e Herzegóvina.

O Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse: “Este é um dia histórico. A Suécia ocupará agora o seu lugar de direito à mesa da OTAN, com uma palavra a dizer na definição das políticas e decisões da OTAN. Após mais de 200 anos de não-alinhamento, a Suécia goza agora da proteção concedida ao abrigo do Artigo 5, a garantia definitiva da liberdade e segurança dos Aliados. A Suécia traz consigo forças armadas capazes e uma indústria de defesa de primeira classe. A adesão da Suécia torna a OTAN mais forte, a Suécia mais segura e toda a Aliança mais segura. A adesão de hoje demonstra que a porta da NATO permanece aberta e cada nação tem o direito de escolher o seu próprio caminho”.

Historicamente, uma minoria da população sueca tem sido a favor da adesão à OTAN, mas a opinião da maioria mudou após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, e a Suécia, juntamente com a Finlândia, candidatou-se a aderir à organização em maio de 2022. Em julho de 2022, a OTAN assinou o protocolo de adesão para a adesão da Suécia. 

No final de setembro de 2022, todos os membros da OTAN ratificaram a adesão da Suécia, excepto a Turquia e a Hungria. Em 22 de março de 2023, o parlamento sueco aprovou a adesão do país à OTAN por 269 votos a 37. A Turquia ratificou a adesão da Suécia em 26 de janeiro de 2024, seguida pela Hungria em 7 de março de 2024. A Suécia tornou-se formalmente membro da OTAN em 7 de março de 2024.

A adesão da Suécia (além da Finlândia) à NATO alteraria enormemente a situação estratégica do Mar Báltico. Facilitaria o acesso da OTAN aos Estados Bálticos em resposta à sua invasão, que de outra forma poderiam ser isolados e cercados por um ataque ao Suwaki Gap. 

A OTAN informou em 2015 que a Rússia simulou um ataque nuclear à Suécia em 2013, e o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, ameaçou em 2016 “tomar as medidas necessárias” para impedir a adesão sueca à NATO. Em setembro de 2016, um relatório do governo sueco concluiu que a escalada das tensões no Báltico seria um provável catalisador para a adesão da Suécia à OTAN.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login