

Sudão: C-130E da Turquia alvejado por disparos dos rebeldes. Forças paramilitares de Apoio Rápido do Sudão (RSF) teriam disparado contra um C-130E Hércules da Força Aérea da Turquia (TUAF), durante seu pouso na Base Aérea de Wadi Seyidna, siturada ao norte de Cartum, capital do Sudão. A aeronave estava em missão humanitária para evacuação de pessoas da guerra civil que assola o país africano há duas semanas.
De acordo com as informações, a aeronave, matrícula TUAF 70-01610, operada pelo Esquadrão 222, teve perfurações na fuselagem que atingiram entre outras partes, um dos seus tanques de combustível. O Ministério da Defesa da Turquia confirmou que seu avião em missão humanitária no Sudão foi alvejado, mas salientou que não houve feridos.
A Base Aérea de Wadi Seyidna está sob controle das Forças Armadas do governo do Sudão. O RSF, por sua vez, negou ter atirado contra o Hércules, e seu comando disse que o Exército Sudanês está espalhando mentiras.
Conforme a Reuters, milhares de pessoas já fugiram do Sudão nas duas semanas de violentos conflitos entre as Forças Armadas Sudanesas e o grupo paramilitar RSF. Na noite de ontem (27), os dois lados acordaram o cessar-fogo de 72 horas, para permitir o acesso humanitário, mas testemunhas relatam que os combates se intensificaram em partes da capital Cartum nessa sexta-feira.
“Nossas forças permaneceram estritamente comprometidas com a trégua humanitária que concordamos desde a meia-noite, e não é verdade que alvejamos qualquer aeronave em Wadi Seyidna”, disse o RSF em um comunicado.
O Comando do Exército Sudanês informou que os turcos estão efetuando reparos no C-130 para retirá-lo do país.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO