Sudão: 727 cargueiro do Tajiquistão, com centenas de refugiados a bordo, sai da pista no pouso. Nessa sexta-feira (28/04), um Boeing 727-200 cargueiro saiu da pista ao pousar no Aeroporto Internacional de Juba (JUB/HJJJ), no Sudão. Informações da mídia local dão conta que o jato transportava cerca de 300 pessoas retiradas da cidade petrolífera de Paloich, província do Alto Nilo.
O jato cargueiro teria sido contratado pelo político e empresário sudanês Bibi Ali, com o objetivo de retirar pessoas de áreas isoladas pela guerra civil que assola o país africano. Não houve feridos no incidente.
O portal sudanês Eyeradio, sediado em Juba, ouviu as autoridades do aeroporto onde ocorreu o incidente. De acordo com as informações, no momento do pouso do Boeing 727 chovia em Juba, motivo pelo qual a pista 13 estaria escorregadia. Os dados são escassos e imprecisos, mas se realmente o jato estivesse transportando essa quantidade de pessoas, o excessivo peso seria um dos fatores contribuintes para o incidente.
“É verdade. Quando o avião saiu da pista esta manhã, estava chovendo muito, então a água encharcou a pista, o que reduziu o espaço para o pouso do avião. Graças a Deus estão todos seguros”, disse Kur Kuol, Superintendente do Aeroporto de Juba, à Rádio Eye.
O avião
Fabricado em 1976, o misterioso Boeing 727, registrado no Tajiquistão, matrícula EY-627, teria o número de construção (c/n) 21247. O adjetivo “misterioso” é por conta da sua obscura vida operacional, especialmente nos últimos meses.
Originalmente o Boeing 727-227 foi entregue em julho de 1976 para a Braniff Airways (matrícula N446BN). Em maio de 1985 ele foi adquirido pela Continental Airways (N73751), que o operou até janeiro de 1999, quando foi retirado de operações. Em março de 2000 foi convertido para cargueiro, e em fevereiro de 2004 foi recebido pela empresa Express.net Airlines (N73751).
Em agosto de 2006 foi vendido para a empresa sul-africana Imperial Air Cargo (ZS-IAC), e em setembro de 2009 foi repassado para a Africa Charter Airline, mantendo a mesma matrícula, que foi cancelada em outubro de 2014. Em 2016, o B727F foi adquirido pela empresa queniana Astral Aviation (5Y-MWM), que o utilizou até outubro de 2022, quando foi retirado de serviço, e comprado por uma empresa desconhecia publicamente, que o registrou no Tajiquistão como EY-627.
Resumo da vida operacional do Boeing 727-227F, matrícula EY-627 (c/n 21247):
27/07/1976: Braniff Airways (N446BN);
30/05/1985: Continental Airlines (N73751). Retirado em JAN/1999;
08/02/1999: First Security Bank (N73751);
28/03/2000: Finova Capital Corp. (N73751). Convertido para cargueiro;
28/02/2004: Express.net Airlines (N73751);
11/08/2006: Imperial Air Cargo (ZS-IAC);
09/2009: Africa Charter Airline (ZS-IAC). Matrícula cancelada em 31/10/2014;
12/2016: Astral Aviation (5Y-MWM). Matrícula cancelada em 10/2022;
2023: EY-627.
(Fonte Scramble)
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