Sucata de P-3AM Orion da FAB oferecida em leilão. A Força Aérea Brasileira (FAB) está oferecendo em leilão a sucata de uma aeronave de patrulha marítima e guerra antissubmarino Lockheed P-3AM Orion. O anúncio está disponível no site do conhecido leiloeiro João Emílio, por um lance inicial de R$ 14.400,00.
A aeronave, matrícula FAB 7208 (c/n 185-5137 | ex. US Navy 152167), está disponibilizada para interessados cadastrados pelo leiloeiro, e o destino final da fuselagem e seus componentes deverá ser obrigatoriamente o corte e sucateamento.
Como trata-se de uma aeronave militar de origem norte-americana, o seu destino final ainda dependerá de uma autorização do Governo dos Estados Unidos, em cumprimento ao processo “Third Party Transfer/End User“.
Em em 17 de março de 2000, o Comando da Aeronáutica concretizou a aquisição de 12 aeronaves do modelo P-3A do excedente da US Navy, e estocadas no Aerospace Maintenance And Regeneration Center (AMARC), em Davis Monthan, Arizona, iniciando o processo denominado “Projeto P-3BR”.
Em abril de 2005, foi assinado o contrato comercial com a empresa espanhola EADS/CASA (hoje Airbus), para a modernização de nove aeronaves, sendo oito operacionais e uma para treinamento, e designadas P-3AM e matriculadas FAB 7200 à FAB 7208. As três aeronaves restantes (FAB 7209, 7210 e 7211), foram transladadas em voo, no estado “original”, para o Aeroporto do Galeão (RJ), onde foram desmontadas pelo PAMA-GL e suas peças catalogadas e mantidas como suprimento (spare parts) para a frota operacional.
Finalmente, em 30 de julho de 2011 chegou na Base Aérea de Salvador, na época a sede do 1º/7º GAV – Esquadrão Orungan, o primeiro aeronave P-3AM modernizado (FAB 7203). Gradativamente a empresa espanhola entregou os demais oito quadrimotores para o Brasil. Especificamente o FAB 7208, motivo do leilão, chegou ao Brasil em 05 de novembro de 2013.
Conforme noticiamos aqui, a empresa Akaer, com sede em São José dos Campos (SP), atualmente está realizando trabalhos de revitalização das asas da frota de P-3AM Orion da FAB, projeto que pretende estender a vida útil destas aeronaves.
@FFO