Entre 19 e 23 de setembro, ocorreu em São José do Barreiro/SP, a 3ª e a 4ª fases do exercício no terreno Operação Arroio VII, onde a Subunidade (SU) Culminating, oriunda da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), realizou manobras de infiltração aeromóvel, ocupação e estabilização de localidade, além da neutralização de forças oponentes dentro do território do próprio inimigo.
A infiltração aeromóvel (3ª fase) contou com os helicópteros HM-1 Pantera e HM-3 Cougar da Aviação do Exército (AvEx), que se deslocaram da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) para a orla de São José do Barreiro. Após a infiltração, a SU Culminating iniciou a ocupação da cidade, encontrando e neutralizando pontos de resistência da força oponente ao longo da investida.
Após conquistar os objetivos, a SU Culminating passou para a 4ª fase, caracterizada pela estabilização e desmilitarização de São José do Barreiro. Nesse período, a Direção do Exercício (DIREx), formada pela Bda Inf Pqdt e pelo Centro de Adestramento Leste (CA Leste), impôs à força adestrada uma série de problemas militares simulados (PMS), como reuniões com lideranças locais e coletiva de imprensa. O comandante da SU Culminating foi posto à prova, demonstrando desenvoltura tanto no trato com os participantes da reunião de lideranças e da coletiva de imprensa, quanto no idioma inglês.
A Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste, além de promover in loco a divulgação institucional, realizou a assessoria de imprensa à SU Culminating, de modo a preparar melhor o seu comandante para as situações simuladas que, porventura, possam ocorrer.
A atividade visa à preparação para o exercício bilateral entre o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos (US Army), que será concretizado em fevereiro de 2021, no Joint Readiness Training Center, em Fort Polk, Estados Unidos. Essa ação é um intercâmbio entre os dois países e finaliza o plano conjunto de atividades realizadas ao longo de cinco anos.
@FFO