RAF H145 Jupiter (Airbus EC135) Helicopter, from the Defence Helicopter Flying School based at RAF Shawbury. With all but a handful of the UK’s frontline military helicopters equipped with glass cockpits, the H135 has brought helicopter training into the modern era. It also ensures continuity and a logical progression for Royal Air Force, Royal Navy and Army Air Corps students through the UK Military Flying Training System. H135 standard offers exceptional performance yet remains the quietest helicopter in its class.
Substituto interino dos Puma da RAF foi escolhido? O Ministério da Defesa (MOD) começou aparentemente a implementar planos para resolver a lacuna de capacidade operacional criada pela aposentadoria gradual da frota de helicópteros Puma em Chipre e Brunei.
A mudança ocorre no momento em que o MOD se prepara para a entrada em serviço dos novos helicópteros H145, programados para 2026. Um anúncio de emprego recente para Engenheiros de Aeronaves Licenciados pela CAA do Reino Unido forneceu mais clareza sobre como o MOD está preenchendo essa lacuna. As contratações serão para posições baseadas em Chipre e Brunei, e envolvem dar suporte a aeronaves rotativas sob um novo contrato que garante a disponibilidade contínua de helicópteros para as Forças Armadas Britânicas.
A publicação do emprego — O aviso de emprego, emitido pela Manpower, detalha as vagas para engenheiros de aeronaves licenciados B1 e B2 UK CAA para dar suporte às operações em Chipre e Brunei. O anúncio declara: “Um dos maiores fabricantes de produtos de engenharia do mundo em Oxfordshire tem uma série de novas oportunidades interessantes disponíveis para engenheiros de aeronaves licenciados pela CAA do Reino Unido B1 e B2 como resultado de um novo contrato para dar suporte a aeronaves para o MoD localizado em Chipre e Brunei. As aeronaves estão envolvidas em uma variedade de tarefas e precisarão ter disponibilidade máxima para o cliente. Esta é uma oportunidade empolgante de se envolver em engenharia aeronáutica em um ambiente desafiador e dinâmico. O tempo no local pode variar entre 3 meses e 2 anos, com base na sua disponibilidade. Quando não estiver destacado nas operações de Chipre ou Brunei, você estará envolvido na manutenção em Oxford ou Shawbury.”
A publicação menciona flexibilidade e prontidão de plantão, destacando a necessidade de engenheiros qualificados para garantir que as aeronaves estejam preparadas para atividades diárias de voo, manutenção de linha, retificação de defeitos e diagnóstico de falhas. Uma preferência é notada por aqueles com classificações de tipo no helicóptero BK117D-2/3 — um modelo intimamente relacionado ao Airbus H145.
O contexto — Em dezembro de 2024, a Ministra de Estado da Defesa Maria Eagle reconheceu a necessidade urgente de abordar as lacunas de capacidade causadas pela aposentadoria da frota Puma C.1. Respondendo a uma pergunta parlamentar, Eagle declarou:
“O Departamento está avaliando uma variedade de opções para preencher as lacunas de capacidade de curto prazo antes que o H-145 entre em serviço a partir de 2026. Uma decisão final ainda não foi tomada sobre a solução de capacidade específica; portanto, ainda não podemos divulgar nossa solução de capacidade proposta”.
As posições recentemente anunciadas indicam progresso nessas medidas provisórias. Ao contratar engenheiros experientes e possivelmente implantar plataformas rotativas temporárias, o MOD está garantindo que suas operações na RAF Akrotiri e Brunei permaneçam ininterruptas até a implementação operacional completa do H145, provavelmente, usando aeronaves BK117 usadas.
A transição para H145 — A introdução da frota de helicópteros H145 é antecipada para melhorar as capacidades rotativas do MOD, oferecendo melhorias significativas em eficiência, capacidade e prontidão operacional. No entanto, o cronograma para sua entrada em serviço em fases deixou um déficit temporário.
O MOD reiterou seu compromisso de gerenciar os custos associados dentro dos orçamentos existentes. “Quaisquer custos incorridos serão gerenciados dentro dos orçamentos atuais para garantir que as soluções forneçam o máximo valor pelo dinheiro”, confirmou Eagle.
As funções, focadas em manutenção rotativa e prontidão de plantão, ressaltam a importância de garantir a disponibilidade da aeronave durante esse período de transição. Conforme declarado no anúncio:
“A flexibilidade será fundamental nesta função e haverá períodos de plantão, bem como inícios mais cedo e términos mais cedo ou, às vezes, inícios e términos mais tarde.”
@CAS