

Subsecretário de Defesa dos Emirados Árabes Unidos voa no KF-21. A República da Coreia e os Emirados Árabes Unidos mostraram que suas conexões na área de defesa, com um voo no KF-21 e FA-50 feito por autoridades do país árabe.
O General Lee Young-soo, Chefe do Estado-Maior da Republic of Korean Air Force (ROKAF), e Ibrahim Nasser Mohammed Al Alawi, Subsecretário de Defesa dos Emirados Árabes Unidos, realizaram um voo em 7 de agosto. O voo partiu da Base Aérea de Sacheon, na província de Gyeongsang do Sul.
A ROKAF afirma que Al Alawi estava sentado na parte traseira de um protótipo do KF-21 Boramae. Já o General Lee pilotava uma aeronave de treinamento e ataque KAI FA-50.

Esta foi a primeira vez que um oficial militar de alta patente dos Emirados Árabes Unidos voou no caça mais avançado da Coreia do Sul. A Força Aérea acrescentou que o evento demonstrou o quão avançada é a tecnologia do KF-21, o que o ajudará a vender melhor em todo o mundo. A visita foi parte de um esforço maior de diplomacia de defesa, que visa a venda dos produtos sul-coreano para os Emirados Árabes Unidos.
Em 5 de agosto, Al Alawi se encontrou com o Ministro da Defesa Nacional da Coreia do Sul, Ahn Kyu-back, seguido pela 13ª reunião do Comitê Diretor Vice-Ministro Coreia-Emirados Árabes Unidos, em Seul, em 6 de agosto. As conversas giraram principalmente em torno da colaboração nos setores militar, ciência e tecnologia, e como aprimorar a cooperação entre inteligência, capacidades cibernéticas e inteligência artificial.

Ambas as partes concordaram em realizar treinamentos adicionais em conjunto e trocar pessoal. A Coreia também anunciou que seu esquadrão acrobático Black Eagles participará do Dubai Air Show em novembro. O acordo se baseia em uma “parceria estratégica especial” entre os dois países e segue acordos anteriores, incluindo um acordo de cooperação firmado em abril de 2025, que permitirá que pessoal dos Emirados Árabes Unidos observe os testes do KF-21 e participe de testes de voo.
O KF-21 Boramae, atualmente em desenvolvimento, foi projetado para oferecer capacidades de combate aéreo e impulsionar as exportações da indústria de defesa da Coreia. Seul vê os Emirados Árabes Unidos como um parceiro fundamental no potencial lançamento internacional da aeronave, com o voo de alta visibilidade em Sacheon reforçando ambições estratégicas compartilhadas.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS