Subaru UH-2 pronto para entrar em operação no Exército Japonês. A Agência de Aquisição, Tecnologia e Logística (ATLA – Acquisition, Technology & Logistics Agency), do Ministério da Defesa do Japão (MoD), anunciou em 24 de junho o final do desenvolvimento do helicóptero multifuncional de médio porte UH-2. Dessa forma, a aeronave está homologada para entrar em serviço na aviação do Exército Japonês, ou Japan Ground Self-Defense Força (JGSDF).
O desenvolvimento do primeiro protótipo (referido como UH-X) começou no ano fiscal 2015 (FY2015). Depois de realizar o voo inaugural em dezembro de 2018, e passar por uma série de testes, em fevereiro de 2019, a fabricante Subaru Aerospace (antiga Fuji Heavy Industries), entregou o primeiro protótipo para o MoD.
Em março de 2020, a ATLA concedeu à empresa contratos no valor total de US$ 129,2 milhões para a produção dos primeiros seis helicópteros para o JGSDF, com entregas programadas para serem concluídas em janeiro de 2023. Na ocasião, a empresa disse que se prepararia para a produção em massa do novo helicóptero, baseado na versão comercial Subaru Bell 412EPX.
Recentemente, o MoD garantiu um pedido de mais sete UH-2, aumentado o pedido para 13 helicópteros. O Programa de Defesa de Médio Prazo de 2019–2023 do Japão, publicado em dezembro de 2018, menciona planos para adquirir 34 UH-2, em período de cinco anos.
Nas próximas duas décadas, o MoD planeja substituir a frota de 127 antigos monomotores UH-1J do JGSDF, por cerca de 150 novos bimotores UH-2, que também conta com um rotor principal de quatro pás.
@FFO