Su-75 Checkmate poderá ter motor com empuxo vetorial. De acordo com uma patente do Sukhoi Su-75 registrada pelo Escritório Federal de Propriedade Intelectual da Federação Russa, os projetistas e desenvolvedores do caça furtivo monomotor de 5ª geração Su-75 Checkmate vão corrigir as deficiências e fraquezas do caça americano Lockheed F-117A Nighthawk.
De acordo com um texto de patente, os designers compararam o Su-75 a vários caças modernos ou icônicos do passado, procurando suas fraquezas. Por exemplo, o objetivo dos projetistas russos era melhorar o desempenho do Su-75 durante o pouso e decolagem, incluindo estabilidade e controlabilidade durante o voo. Esses recursos são listados como desvantagens do projeto F-117A Nighthawk. “O resultado técnico análise foi a obtenção de melhor estabilidade e controlabilidade da aeronave, sem diminuir seus parâmetros de furtividade ao radar”, diz o documento.
A patente afirma que o Su-75 pode receber um bocal do motor com empuxo vetorial, que pode ser localizado no eixo de simetria da fuselagem e ser usado para controle em voo. O bocal do jato vetorial irá girar em todas as direções, mas apenas atuaria nos eixos vertical isto é, para cima e para baixo.
O Su-75 Checkmate foi apresentado pela primeira vez no ano passado em Dubai e, segundo informações não confirmadas, os Emirados Árabes Unidos estão participando do projeto por meio de financiamento. Supõe-se que o Su-75 receberá um motor AL-41F1 do Su-57, mas será modificado especificamente para o Su-75 para atender suas características.
A velocidade a ser atingida é de 1,8 Mach. O raio de combate deverá ser de 3.000 km. O caça estará armado com sistemas de armas ar-ar, ar-solo, bem como sistemas de guerra eletrônica. Espera-se que o primeiro voo ocorra no próximo ano e, em 2025, comece a produção em massa. O que seria de fato algo espantoso, em termo de rapidez industrial
Os russos dizem que é um caça movido de baixo custo, que atenderá às necessidades de governos e forças armadas com financiamento limitado, mas queiram possuir um caça mortal e competitivo. O cliente estrangeiro mais especulado para se tornar o primeiro usuário do Chekmate é a Força Aérea do Vietnã. A Índia também tem mostrado interesse, mas eles estão mais focados em desenvolver uma caça furtivo localmente do que comprar o caça. Exceto se houver alguma parceria para produção local, algo improvável hoje.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS