Su-75 Checkmate participará de eventos no exterior. A Rússia planeja promover seu novo caça stealth, o Sukhoi Su-75 Checkmate, exibindo-o em eventos de defesa no exterior. O objetivo é abrir mercados que busquem um caça leve, stealth, de alta tecnologia e baixo custo. A Rússia pretende exportar para países da África, além de Índia e Vietnã, não descartando mercados não tradicionais como o sul-americano.
Cálculos iniciais presentados pela Rostec, UAC e Sukhoi, afirma que o Checkmate custará entre US$ 25 milhões e US$ 30 milhões. Para reduzir seu custo, a aeronave aproveitará muito da tecnologia e sistemas já pronto dos caças Su-35 e Su-57. Com isto, a Sukhoi estima vender (exportar) 300 unidades em 15 anos. Segundo dados apresentados no MAKS 2021 ele vai competir com o americano F-35 Lightning II e o sueco JAS-39 Gripen.
“A julgar pelas visitas das delegações ao pavilhão do MAKS Airshow, (sabemos que) o interesse (no Checkmate) é muito grande. E é claro que agora vamos trazer essa aeronave participar de exposições assim que voltarem ao modo normal [offline]”, disse Yuri Slyusar, Chefe da estatal United Aircraft Corporation (UAC), em entrevista ao jornal Vedomosti.
Ele também confirmou que a nova aeronave fará seu voo inaugural em 2023, com as entregas dos modelos de série a partir de 2026. Quando questionado se o Ministério da Defesa da Rússia encomendaria essas aeronaves, ele disse:
“Esta aeronave tem uma versão de dois lugares, bem como versões opcionais tripuladas e não tripuladas. Esperamos que esta abordagem e as modificações que pretendemos dotar, sejam naturalmente de interesse do nosso cliente-chave”.
O Su-75 pode ser equipado com o motor Izdeliye 30 (Item 30), que em breve irá equipar todos os jatos stealth Sukhoi Su-57. De acordo com a Sukhoi, o Checkmate é capaz de viajar até 29.00 km, pode atingir velocidades de Mach 2 e transportar 7.400 kg de carga de combate. Será capaz de atingir simultaneamente até seis alvos aéreos, marítimos e terrestres, incluindo drones de 5ª geração.
@CAS