Su-57 Felon prestes a entrar em serviço na RF-VKS. Depois de muitos atrasos, o caça russo Su-57 Felon está finalmente indo para a linha de frente. A primeira unidade operacional (não de teste e avaliação) da Russian Aerospace Forces or Russian Air and Space Forces (RF VKS) a receber os novos caças será o 23 Istrebitelnyi Aviatsionnyi Polk — 23 IAP (23º Regimento de Aviação de Caça), com sede em Dzyomgi, perto de Komsomolsk-on-Amur, no Extremo Oriente russo.
No entanto, é provável que demore um pouco até que essas aeronaves realizar missões de combate regulares. O vice-comandante do regimento, Tenente-Coronel Ilya Sizov, disse ao jornal Suvorovsky Natisk do Distrito Militar Oriental em novembro, que os pilotos da unidade estão recebendo treinamento teórico no Su-57 no centro de conversão de tripulações em Lipetsk. Isso sugere que ainda levará algum tempo até que o primeiro grupo de pilotos do 23 IAP domine totalmente o Felon. O 4º Centro Estadual de Preparação e Avaliação Militar do Estado-Maior da Aeronáutica de Lipetsk é responsável por conduzir a avaliação militar dos lotes iniciais de aeronaves de combate, treinar pilotos e desenvolver as táticas da RF-VKS.
O aeródromo de Dzyomgi é usado em conjunto pelo 23 IAP e pela Sukhoi Komsomolsk-on-Amur Aviation Plant, ou KnAAZ. No passado, esta instalação produzia caças Su-27 e atualmente fabrica aeronaves Su-35 e Su-57. A localização da fábrica é ideal para dar suporte às operações dos novos tipos de aeronaves, com especialistas da fábrica à disposição para auxiliar. Por isso, foi o regimento de Dzyomgi foi primeiro a receber caças Su-27, em 1985; os Su-35S, em 2014, e agora os Su-57, previstos para 2023.
Quantos Su-57 existem? Após 10 exemplares de teste do caça Su-57 (anteriormente conhecido como T-50) produzidos entre 2010 e 2017, em 22 de agosto de 2018, a Sukhoi conseguiu um contrato para mais dois caças de pré-produção refinados que foram entregues à RF VKS, um em 2019 e outro em 2020. O primeiro deles caiu durante um voo de entrega em 24 de dezembro de 2019, devido a uma falha no sistema de controle de voo. Um ano depois, em dezembro de 2020, a segunda aeronave, com número de cauda ’01’, tornou-se o primeiro Su-57 a ser formalmente entregue aos militares russos sendo implantado no State Flight Test Center 929 do Ministério da Defesa da Rússia em Akhtubinsk.
Um grande pedido para o Su-57 veio em 27 de junho de 2019, quando o Ministério da Defesa fechou um contrato para 76 caças com entregas previstas entre 2021 e 2027. O cronograma previa a produção de quatro aeronaves em 2021 e 2022, depois sete aeronaves por ano entre 2023 e 2024, e 18 aeronaves ano em 2025, 2026 e 2027. Os primeiros quatro caças deveriam ser entregues ao centro de conversão de tripulação de Lipetsk, enquanto os restantes deveriam completar três regimentos operacionais com 24 aeronave cada.
Como grande parte do programa Su-57, a execução desses planos também foi adiada. As duas primeiras aeronaves da série de 2021 (’02’ e ’52’) foram entregues em fevereiro daquele ano, com as duas restantes (’53’ e ’54’) em maio de 2022. Isso significa que o exército atualmente tem cinco aeronaves: “01” e “02” estão em Akhtubinsk e “52”, “53” e “54” estão em Lipetsk. As quatro aeronaves planejadas para 2022 e destinadas ao regimento Dzyomgi provavelmente estarão prontas no início de 2023.
@CAS
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