Su-57 Felon com bocal de empuxo vetorizado. Imagens divulgadas recentemente nas redes sociais mostram que um dos protótipos do caça de quinta geração russo Su-57 “Felon” teve um dos seus motores equipado com um novo bocal de exaustão de empuxo vetorizado. As imagens são parte de um documentário televisivo local que celebra 85 anos das empresas Sukhoi e Mikoyan-Gurevich (MiG).
As imagens confirmam boatos surgidos a cerca de dois anos, de que a United Aircraft Corporation (UAC), fabricante do Su-57, estaria trabalhando no desenvolvimento desses dispositivos que fazem parte de um grande esforço para melhorar as capacidades furtivas e o desempenho operacional do Felon.
O novo bocal foi instalado em um dos motores Saturn AL-41F1 do protótipo T-50-2 “52 Azul” – o segundo construído para testes em voo. Detalhes públicos do projeto são escassos, mas é possível observar que o dispositivo foi desenvolvido para reduzir a detecção radar e as emissões infravermelhas, aumentando a furtividade do Su-57. Não há confirmação se o jato realizou algum voo nessa configuração, uma vez que as imagens mostram ele em solo.
Paralelamente, a United Engine Corporation trabalha em conjunto com a UAC no desenvolvimento do novo motor Izdeliye 30 que irá substituir os AL-41F1 que atualmente equipam o Su-57. Os voos de testes já iniciaram e a integração dos novos bocais de empuxo vetorizados marcam uma nova fase no programa de melhorias contínuas do caça de quinta geração russo.
@FFO