Su-57 faz demonstração no Vietnã em busca do 1º contrato estrangeiro. Su-57 faz demonstração no Vietnã em busca do 1º contrato estrangeiro. Rússia precisa de dinheiro para continuar a financiar o projeto.
A Rússia tem atualmente seis Su-57 de série. Existem mais dez protótipos da aeronave. Embora alguns meios de comunicação afirmem que o Su-57 não participou das hostilidades na Ucrânia, a Rússia confirmou oficialmente que o Felon (“Criminoso”) participou das ações. Em agosto, o Ministro da Defesa da Federação Russa, Sergei Shoigu, disse na Rossiya-1 TV que “o Su-57 teve um desempenho brilhante na Ucrânia”. O Sr. Shoigu também confirmou que as versões protótipo do Su-57 participaram de operações de combate na Síria, como teste operacional
Assim, com apenas seis aeronaves produzidas em série e experiência militar insignificante, Moscou está fazendo outra tentativa de atrair financiamento com a venda do Su-57. Um dos clientes em potencial é o Vietnã. É para lá que o Su-57 Felon vou na semana passada para participar da exposição de defesa e segurança, realizada em Hanói entre os dias 8 e 10 de dezembro.
Moscou precisa de dinheiro para o projeto Su-57. Atualmente, a Rússia está autofinanciando a produção de seu caça, mas a Rostec e a UAC anunciaram recentemente um aumento na capacidade de produção na planta de Komsomolsk em Amur, e muito provavelmente, junto com as capacidades do Su-57, a Rússia promoverá ao governo vietnamita suas instalações de produção, com a esperança de que isto ajude a fechar ou ao menos criar a especativa de negócio.
O Vietnã precisa de um caça de quinta geração. Hanói está em processo de reformulação de sua força aérea. A mídia local, no entanto, gostou do mais novo protótipo do Su-75 Checkmate. No entanto, não há indícios de que este caça entre em produção em série em breve e nem está claro quando será o primeiro voo do Su-75. Moscou já mudou a data pelo menos três vezes — de 2023, para 2024–2025 e hoje 2026.
A aeronave estará em exibição no estande da Russian Ordnance Systems na feira. Serão apresentados 400 produtos russos, incluindo mais duas aeronaves de combate da Sukhoi – Su-30 SME e Su-35 Flanker E. Espera-se também que os visitantes vejam um helicóptero de ataque de reconhecimento Ka-52, um helicóptero de transporte militar Mi-171Sh e um helicóptero naval de guerra antissubmarino (ASW) Ka-28. A Rússia também apresentará sistemas de mísseis antiaéreos “Buk” e “Tor”, sistemas de mísseis antiaéreos autopropulsados “Pantsir-S1” e sistemas de defesa aérea “Vrba” e “Igla-S” .
Nos últimos anos, Moscou e Hanói vêm construindo um relacionamento estável, não apenas no campo da defesa e segurança, mas em acordos econômicos.
@CAS